Por Calçadas Mais Acessíveis
Nino Bellieny 08/03/2016 19:24
guilherme

Por Guilherme Fonseca Cardoso

Desde 2012 encaminhamos à prefeitura de Porciúncula uma sugestão para que fosse realizado estudos para obras de alargamento da calçada da avenida José Tannus. Este trecho possui passeios com larguras desconfortáveis para a circulação de pessoas idosas, pessoas com deficiência e carrinhos de bebês, ou seja, não é um passeio público que atenda a todo e qualquer cidadão.
Considerando ainda o fato de haver um grande número de estabelecimentos comerciais, um banco e uma casa lotérica deste lado da avenida, a circulação de pessoas cresce, contribuindo para prejudicar ainda mais a fluidez da via.
Com base num pequeno diagnóstico na base cadastral da Prefeitura, identifiquei três gargalos na Avenida José Tannus, entende-se como trechos mais estreitos para a circulação de veículos, o que à princípio poderia inibir um alargamento da calçada.
Negativo.
É perfeitamente possível ampliar a largura das calçadas sem provocar prejuízos a fluidez do tráfego de veículos. Com base nas informações de Forschungsgesellschaft f?r das Strassenwesen e. V, p. 132, Neufert, as faixas de rodagem devem ter entre 3.00 e 3.50m de largura. Portanto, considerando o valor mínimo de 3.00m, a faixa de rodagem nestes “gargalos” estaria dentro do padrão indicado.
Para se ter uma ideia, a lei municipal em Porciúncula determina que as vias públicas tenham no mínimo 10.00m de largura, incluindo faixas de rodagem e calçadas. Não é o ideal. Com relação aos estacionamentos longitudinais, a prefeitura pode regularizar isso, criando mais vagas, inclusive na Rua Dantas Brandão, que possui uma faixa de rodagem bastante ampla e comportaria, portanto, um bom número de vagas.
Penso que seria perfeitamente possível criar, um amplo calçadão com 3.00 metros de largura vindo da Igreja Matriz de Santo Antonio indo até a esquina da Rua Deputado Luiz Fernando Linhares.
Além da Avenida José Tannus, considero pertinente a mesma reformulação de passeios para a Rua Prefeito Sinval Augusto Ferreira, desde o entroncamento com a Rua Prefeito Ivon Chein Mansur, passando pela lateral da sede do Ministério Público até o Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva. A calçada desta via é absurdamente estreita, sem nenhum conforto para os pedestres. Sem contar que é a via de chegada ao centro da cidade onde circulam muitas pessoas por ser acesso para a Rodoviária, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Correios, Hospital, Posto de Urgência e Praça Antonio Amado, com seus bancos e comércio.
Porciúncula precisa se tornar uma cidade mais acessível e para isso é preciso um plano de médio e longo prazos para reformular diversas vias urbanas para que acolham melhor as pessoas com segurança.
  1guilherme
nib2
gh 3
Croqui da Avenida José Tannus, vista do cruzamento da Rua Padre José Villar (Imagem e Croqui do Autor) ninox
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS