O poder da cultura funk, na 1ª Mega Batalha de Passinho de Campos. Veja fotos!
Tostes 19/01/2016 15:34
passinho1

[Texto e fotos por Thaís Tostes]

Dezenas de adolescentes - vestidos com seus bonés laminados (dourados e em outras cores), com seus boots da última moda e blusas e bermudas coloridas-, muito ritmo, funk, caixas de som e olhares atentos a cada virada de corpo, a cada detalhe dos movimentos dos pés descalços que ocupavam o palco oficial da praia de Farol de São Thomé, em Campos, foram itens que formaram o cenário da noite do último sábado (16), no litoral campista. Chegou com tudo naquela noite de verão a 1ª Mega Batalha de Passinho de Campos, realizada pelo projeto Um Passinho para Mudança, com apoio da Prefeitura de Campos. Os adolescentes e jovens que mandam muito nesse estilo de dança que, mais que uma nova forma de dançar o funk carioca, surge como uma expressão periférica forte, colocaram o verão de Farol em festa. Foi impossível ficar parado.

MEGA BATALHA PASSINHO 2 - THAIS TOSTES (1)

Os três passistas que chegaram à etapa final da Batalha ganharam premiações em dinheiro. Participaram da Batalha duas “famílias” (como são chamados os grupos de passinho), de Campos: a Elite a Sheik. Os jurados foram os meninos do grupo Os Fabullosos, que vieram de Queimados, no Rio, para colorir ainda mais a festa de Farol, com muito funk. Os Fabullosos são referência internacional na arte do passinho: depois de subirem no mais importante palco do Rio de Janeiro (o Theatro Municipal), dançando sem camisa, descalços e de bermuda (algo totalmente contra as convenções do espaço que recebe óperas e balés clássicos), os meninos levaram o passinho para o Lincoln Center, um famoso palco de Nova York. Após o show em Farol, o grupo escreveu em sua página no Facebook:

"Muuuuuuuuuito bom esse show! Campos é muito bom! Pprt! [papo reto]"

MEGA BATALHA PASSINHO 3 - THAIS TOSTES MEGA BATALHA PASSSINHO - THAIS TOSTES

Na Mega Batalha desse sábado, também se apresentaram os mcs Inki e Mr Junior, de Campos, que mandaram ao vivo o rap “Insensato”. Uma grande sincronia de movimento corporal marcou a apresentação do grupo campista de hip hop Urban Movement. Também subiu no palco oficial de Farol o grupo de passinho Love Manha, de Campos, dançando uma música do grupo de passinho nacional Dream Team doPassinho – o som “Vai dar ruim”, que canta: “De salto e divando, essa noite, nego, vai dar ruim!/ Juntei as pretinhas do meu bonde! vai dar ruim!/ Passa a visão qual é a do baile!”

O baile em Farol foi de peso: aconteceu até por volta de meia-noite deste domingo, quando os adolescentes tiraram fotos e trocaram contatos uns com os outros e, depois, pegaram a linha de ônibus Campos-Farol para os diversos bairros onde moram – Lapa, Eldorado, Jardim Carioca, Santa Rosa e outras periferias do município.

Leia também, aqui no blog: Passinho: das favelas para o asfalto! Em Campos-RJ, mais de 500 jovens colocam a cidade em beats!

DSCN9464 (1) DSCN9480

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Thaís Tostes

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS