Kiko, menino travesso...
bethlandim 29/01/2016 19:07

Kiko

Meu amigo, aqui as saudades são muitas... muitas, mas continuamos a falar de você, a te chamar pelo nome, a contar todas as suas histórias que não são poucas, a lembrar de suas gargalhadas, mas principalmente, a sentir VOCÊ!!! Você está presente em nossas vidas quando nos lembramos dos seus braços largos que a todos queria ajudar, dos seus telefonemas para pedir alguma coisa para alguém, para contar uma piada, ou para chamar para reunir-se com os amigos... O seu olhar sempre vivo, vive em nós, mas principalmente, em Carol! Carol que une e reúne a família... que é a força, a fé e a motivação da sua presença Viva... Puxou a você em tudo: Carol agrega, é carinhosa, canta e nos encanta, sua alegria contagia a todos. Sua forma de enfrentar com serenidade os percalços da vida, mesmo com muita saudade, traz a leveza da esperança... Esperança no seu sorriso, no seu cuidar... Carol não te puxou nos estudos, sim, porque ela é excelente aluna, e você, vivia escondendo provas, boletins, nas árvores do nosso “Auxiliadora”, para que seus pais não achassem logo as notas... Irmã Anita que o diga...

Entendemos, com muita força, que a saudade é uma forma de ficar e é dessa forma que no mesmo momento somos capazes de rir e de nos emocionar nos lembrando de você... A saudade não é um sentimento de ausência. A saudade é o sentimento de presença de quem não está. A verdadeira saudade não se desfaz. É a lembrança viva, é uma memória que aquece e às vezes arde, mas que não esfria, não se apaga. A saudade é uma chama que se mantém acesa pela falta que o outro faz. O tempo da saudade é sempre o passado, porque a saudade é a vontade de trazer o passado para o presente e o levar conosco para o futuro, para toda a vida. Porque você é presente... presente em nossas vidas e presente vivo por ser presença em nossa memória afetiva, apesar de não estar aqui fisicamente... A cumplicidade não carece de razão, ela ultrapassa o que sabemos dizer. E a nossa cumplicidade, Kiko, transcende, é amor, é amizade, é família... é amor de irmão. E é por meio da cumplicidade que nos descobrimos pertencentes, como se um visgo nos ancorasse no eterno porto da amizade. É fruto do amor, descendente da ternura, traço indelével que acomodamos na alma. Nenhum alarde é feito quando inicia o seu percurso nas veias de quem a constrói. Mas um dia se manifesta. Olhamos um para o outro e descobrimos...

Mary e Maron têm sido avós e pais incansáveis, dois guerreiros que passam equilíbrio e alegria, mesmo na saudade, reunindo e unindo cada vez mais a família linda que você formou com Renata. Porque você está vivo dentro de cada um de nós! Seus pais são exemplos para todos nós! Exemplo de fé, de esperança, de luta, de transcendência... Porque você, Kiko, transcende para nós, e isso é perceptível no convívio com seus pais e suas irmãs, Érika e Camila, incansáveis também com Carol e Renata. Sempre com as presenças especiais de Carlos e de Marcelos. Renata, mãe zelosa, sua sempre esposa, luta firmemente para estar sempre bem para Carol, mantendo sempre acesa a chama do amor no lar que vocês constituíram... Todos passaram o Natal e o Réveillon juntos, e você, tenho certeza, sorria de orelha a orelha... No natal fizemos o “Natal do Kiko... uma estrela que brilha entre nós!” ajudados por todos os seus amigos... Foi simplesmente lindo!!! Servimos não apenas almoço, presentes e doces, mas, sobretudo servimos o que você mais nos servia: alegria, solidariedade, escuta, amor ao próximo, energias positivas, música, sentido de família! Todos nós participamos juntos de um banquete de amor, com Marcelos de Papai Noel e tudo, sempre nos reportando ao seu desejo intenso de olhar para os lados e de ajudar ao próximo. O tempo se encarrega de ajeitar os sentimentos... de nos deixar mais fortes... O sofrimento, antes insuportável, vai aos poucos se acomodando no leito da saudade. É assim que organizamos o luto. Permitindo que o tempo faça por nós o que ainda não sabemos fazer sozinhos.

Quando rezamos a Oração de Santo Agostinho, nos refazemos na fé e na esperança: “A morte não é nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou eu, você é você. O que eu era para você, eu continuarei sendo. Me deem o nome que você sempre me deu, fale comigo como você sempre fez. Você continuará vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. Não utilize um tom solene ou triste, continue a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Reze, sorria, pense em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho...Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi.”

E é essa vida que segue... linda e bela... que sua família e nós, seus amigos, vivemos com intensidade, pois tivemos a oportunidade abençoada de conviver, e ainda temos de estar constantemente, com um ser iluminado como você. Você, Kiko, já chegou ao mundo trazendo imensa energia de amor, que durante a sua estada entre nós, foi só se multiplicando, formando elos de muita alegria, intenso amor ao próximo, de irmandade com os amigos, de positividade sempre, ajuda constante, sorriso fácil, abraço que verdadeiramente abraça, que foram sendo semeados nos corações de todos nós que muito te amamos, como sementes especiais, que ficarão para a eternidade em nossas vidas... Fique em paz, menino travesso, e estaremos sempre juntos com você, na semeadura das sementes que você nos deixou como legado, junto com toda a sua família que eternamente te ama, sentindo sempre que você não está longe... apenas do outro lado do caminho... aonde a saudade jamais irá nos impedir de com você estar... E de mãos dadas com Irmã Anita, olhe por nós sempre... pois daqui sentimos o carinho de vocês.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS