Ano Novo... tempo de mudança, de buscar um foco!   
bethlandim 04/01/2016 17:45

                               

            Todo início de ano é a mesma conversa: vou começar um novo curso, um novo emprego, um novo regime, nova vida enfim, tudo novo. Mas de fato, quantas são as pessoas que levam este “acordo de ano novo” após a primeira semana de janeiro?                

            Passada a euforia dos fogos e das festas, a gente começa a desanimar, pois tudo o que sonhamos no início parece um tanto difícil na prática, e vêm as frustrações. No entanto, existem heróis! Sim, verdadeiros guerreiros que lutam dia após dia e conseguem chegar ao final deste novo ano com algumas das metas atingidas, dos sonhos realizados e planos conquistados. Mas e a vida nova, onde encaixa?       

   

Não adianta remodelar a “embalagem” se o conteúdo é o mesmo: o mesmo reclamão, o mesmo carrancudo, a mesma invejosa, etc, ... (sem a intenção de ofender ninguém). Existe uma transformação que precisa ser feita e essa não é realizada por homens, cirurgias plásticas, sonhos de ano novo ou seja lá o que for. É uma transformação que começa de dentro para fora.                                     

Então até que ponto, de verdade, o ano novo significa vida nova? O simples fato de querermos mudar e efetivamente passarmos de um ano para outro faz com que nossa vida seja diferente? Obviamente, o desejo representa 50% da mudança, pois não há quem consiga mudar sem, ao menos, querer que isso aconteça. Com determinação e "força de vontade" conseguimos muita coisa. Planejamento e paciência também são fundamentais na implementação de qualquer novo projeto ou iniciativa. Ao término de um ano, temos muitas expectativas para o seguinte, e isso acontece porque o final de ano representa o fim de um ciclo. 

O ano-novo é revestido de uma simbologia, pois é a forma que encontramos para marcar o tempo e lhe atribuir significados, aproveitando para cultivar a esperança de dias melhores. Alguns podem se perguntar: "Será realmente necessário mudar?" E eu lhes respondo que mudar é essencial para sobreviver.

Quando somos bebês, usamos roupas de bebê e falamos como bebê; mas quando crescemos essas antigas roupas não nos servem mais, nem esse linguajar. Seria realmente engraçado encontrarmos adultos vestidos com roupinhas infantis, entretanto, existem pessoas que querem seguir pela vida com os mesmos costumes de antes, e acham isso tremendamente natural. Continuam egocêntricas, avaras, teimosas, insensíveis... Quando será que vão perceber que o amanhã precisa ser fraterno, e que quem não for assim será eliminado da face da Terra?   

 Então, o que precisamos para mudar? Primeiro de tudo: QUERER. Precisamos desejar mudar, tentar uma outra forma. Muitas vezes, não conseguimos mudar as coisas simplesmente porque gostaríamos que fossem diferentes, mas podemos fazer a tentativa de olhar para elas "com outros olhos"; ou seja, se você não consegue mudar as coisas à sua volta, mude a forma de olhar para elas. Sem dúvida alguma, isso representa uma MUDANÇA.

    

    É importante traçar metas e fazer planos para a vida, pois isso nos guia numa certa direção e encurta caminhos, poupando-nos da indecisão. Podemos ter metas a curto, médio e longo prazo. Cada etapa vencida é algo a ser celebrado. Precisamos comemorar nossas vitórias, tanto quanto costumamos lamentar nossos fracassos, pois não se vive sem auto-estima.                        

Agora, acho que podemos responder a pergunta inicial: "Ano novo significa realmente vida nova?" Penso que cada segundo significa vida nova para quem tem a consciência de que estamos em constante transformação.       Muitos anos nada significam para quem vive estagnado. Quem deseja uma vida nova precisa deixar o homem velho para trás e assumir um novo olhar diante do semelhante.          

             No mundo capitalista em que vivemos, o desejo da maioria está atrelado à aquisição e consumo de bens materiais. Poucos têm a real noção de que o dinheiro não traz felicidade. É preciso que algum ente querido morra ou fique doente para que a pessoa perceba que o dinheiro não serve para restituir a vida ou a saúde. Com o amadurecimento, começamos a valorizar o que realmente importa: o amor, a fé, a amizade, a saúde, a paz, o companheirismo, a verdade, o incentivo, e tantas coisas boas que aquecem o nosso coração.

            Assim, desejo que neste novo ano você possa ver o que antes não via, e que essa nova visão lhe possibilite acreditar que um outro mundo é possível, quando cada qual se dispuser a partilhar, construindo um amanhã mais humano, fraterno e solidário. 

                                                         

A capacidade de transformação que temos é incrível! Somente as pessoas negativas e pessimistas não se permitem um recomeço. Ficam presas no passado, lembram-se sempre das derrotas, dos momentos tristes, enquanto a vida continua e o futuro pode ser muito belo e prazeroso. 2015 foi um ano excelente, de grandes vitórias! 2015 foi um ano muito difícil… 2015 foi um ano extremamente gratificante! 2015 foi um ano de frustrações e decepções… Sabemos que durante os 365 dias de um ano experimentamos vitórias e derrotas, alegrias e tristezas. Mas 2015 já foi… não volta mais! É passado! Em 2016 temos a chance de olhar para a frente com os olhos de quem está na vida para viver! E viver significa aprender, crescer, amadurecer, chorar, rir (muito) comemorar, e até desanimar, algumas vezes, porém não sempre!   

A vida é um presente de Deus para cada um de nós. Cada novo dia é mais uma rica oportunidade de recomeçar da maneira certa, de aprimorar conceitos e posições e repensar atitudes. Podemos e devemos mudar! Isso nos faz diferentes dos outros animais (os irracionais)! Somos inteligentes e criativos.

Feliz ano novo!

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS