Rodas 26"x 29": qual a melhor (parte 1)?
Marcos Almeida 25/12/2015 20:17

post1-500x190-2Muito tenho ouvido sobre a supremacia das bicicletas de aro 29 sobre às de 26 polegadas, e pelo que falam, as vantagens são imensas. Realizei uma pesquisa sobre o assunto lendo vários sites, sobretudo dos que falam a respeito da biomecânica destes dois tipos de rodas, e que em síntese, relatam que existem pontos positivos e negativos de cada uma.

Para fazer uma analogia sobre a minha posição, comparando ao mundo da corrida, onde muitos acreditam que ter pernas longas é muito mais vantajoso frente aos corredores de pernas curtas, lembro que o organismo é que determina esta vantagem, pois o coração, o pulmão, dentre outros órgãos e a bioquímica do corpo humano, no seu somatório, é que de fato fazem a diferença.

Neste artigo não pretendo ser definitivo, ou seja, ter certeza absoluta, muito pelo contrário. Sou da linha dos que acreditam que a pergunta é sempre melhor que a resposta.

O espaço fica aberto a relatos para os que tenham muito mais conhecimento de causa que eu poderem contribuir sobre o assunto.

Ok, vamos as "descobertas".

As bicicletas de MTB surgiram no final da década de 1950 na Califórnia, quando um grupo de surfistas procurou atividades para os dias sem ondas.

As MTBs evoluiram muito com o passar dos anos, hoje possuem quadros reforçados de alumínio ou fibra de carbono, pneus mais grossos com cravos que possibilitam uma melhor tração em diversos tipos de terreno; freios a disco hidráulicos, suspensão traseira e/ou dianteira, pedais de encaixe, pneus tubeless e um número muito maior de marchas, ou no sentido inverso, algumas que diminuíram este conjunto, por achar que há um cruzamento desnecessário.

De lá pra cá o único componente que, até recentemente, não havia sofrido nenhuma modificação foi o diâmetro das rodas, que normalmente tinham 26” (e parece que foi feita esta medida inicial de forma aleatória). Na última década, começaram a surgir bicicletas que usam rodas com o diâmetro de 27,5" e 29".

Hoje as bicicletas 29" estão em uma crescente de vendas, e por questões óbvias, está acontecendo uma desvalorização das bicicletas aro 26”. Com esse novo momento muitos ciclistas se arriscam a dizer que as bicicletas 26" estão com os dias contados (A minha de 26" parece que se transformou em objeto de colecionador, tamanho é o susto e a admiração pelos ciclistas mais novos), mas no geral descobrimos que cada modelo tem a sua vantagem de acordo com biotipo do atleta, a técnica utilizada e o tipo de terreno.

post1-2-500x116
Acima, vantagens de ambas. Continua no próximo post.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS