Segunda parte de três sobre as bicicletas de 26 e 29 polegadas onde relato sobre as vantagens, desvantagens e dúvidas comuns, inclusive com o acréscimo das bikes de 27.5 polegadas para enriquecer o tema. Na parte final (parte 3), para valorizar o trabalhos dos pesquisadores que busquei como fonte, darei os devidos créditos à pesquisa.
Vantagens das 29":
- Menor ângulo de ataque: com um diâmetro maior as rodas dissipam melhor as oscilações verticais dos buracos e obstáculos. Andar em uma aro 29 é quase ter uma suspensão extra. Tenho esta impressão quando passo em pontes, sobretudo naquela que é próximo a usina de Ururaí. A diferença é grande mesmo (para lembrar que tenho uma de 26"e 1 de 29")
- Maior superfície de contato com o chão o que melhora a aderência nas curvas, tração nas subidas e nas frenagens. Em superfícies “soltas” as rodas maiores são uma real vantagem.
- Rodas maiores mantém a velocidade mais fácil: Quanto maior a velocidade mais fácil fica de manter.
- As 29" são mais confortáveis e com isso cansam menos os ciclistas.
- Rodas maiores sempre serão mais pesadas.
- Rodar maiores demoram mais para acelerar.
- A distância entre eixo pode ser maior numa bike 29” do que em uma bike 26” o que faz com que a bike seja um pouco mais lenta em situações extremamente travadas. Se você se preocupa com a agilidade de pilotagem, pode ser legal considerar uma bike de aro 27,5?.
ÂNGULO DE ATAQUE AOS OBSTÁCULOS
Quanto menor o ângulo de ataque, melhor.
26? = x (controle)
27,5? = -4%
29?= -6%
A roda 29? ultrapassa os obstáculos com maior facilidade e segurança. A diferença entre a performance da roda 27,5? e da 29? é de apenas 2%!
RESUMO
O maior diâmetro da roda traduz-se em duas vantagens significativas: conforto e confiança. Um ângulo de ataque baixo significa que a roda ultrapassa – literalmente – por cima dos obstáculos com menores perdas de energia e maior linearidade global, favorecendo o conforto e a confiança do atleta.
Testes comparativos confirmam que a performance em trilhas ou subidas acidentadas é gradualmente superior quando maior for o tamanho de roda. O menor ângulo de ataque e tração superior da roda 27,5? e 29? face às 26?, aumenta a capacidade de ultrapassar obstáculos em todas as condições.
DINÂMICA DE ACELERAÇÃO VS INÉRCIA
Quanto maior a roda, maior é a energia.
26? = x (controle)
27,5?= +1,5%
29? = +3,6%
A roda 29? consome mais 3,6% de energia no arranque, mas acumula maior energia cinética em movimento. A roda 27,5? consome menos 2,1% de energia do que a 29?.
RESUMO:
A vantagem mais importante das bicicletas 27,5? face às 29? é a aceleração mais rápida. É justo aquela espécie de intervalo para perceber a resposta na bicicleta, que o atleta sente quando pedala com vigor no momento do arranque ou recuperação de velocidade.
Este comportamento é afetado não só pelo peso global da bicicleta, mas também pelo peso dinâmico das rodas (inércia). Quanto mais longe estiver o peso do centro da roda, maior é o consumo de energia na aceleração. Contudo, uma bicicleta roda 29? consegue uma vantagem a que mais nenhuma se equipara: mantém velocidades mais elevadas com menor consumo de energia devido à maior acumulação de energia cinética.
PESO GLOBAL
Quanto menor o peso, melhor.
26? = x (controle)
27,5? = +5%
29? = +12%
A roda 27,5? é 5% mais pesada do que a 26? e 7% mais leve do que a 29?. A roda 29? é 12% mais pesada do que a 26?.
RESUMO:
Existem dois tipo de peso que afetam a performance da bicicleta: o peso global da bicicleta e o peso dinâmico.
Peso Global da Bicicleta:
Numa comparação direta entre bicicletas 26?, 27,5? e 29? idênticas, existem diferenças significativas. Como seria de esperar, uma 26? é um pouco mais leve do que uma 27,5? e substancialmente mais leve do que uma 29?… e cada grama a menos ajuda o atleta a ser mais rápido (não sei se a conta é tão direta assim, mas….)
Peso Dinâmico das Rodas:
Em comparação com os 12% de diferença entre uma 26? e uma 29?, o peso de um par de rodas 27,5? completo (roda + pneu + câmara/selante) é apenas 5% maior do que uma roda 26?.. e quanto maior for a roda, pior é a performance em subida ou aceleração. O peso dinâmico da roda 29? é sempre maior, mas possui uma relação mais equilibrada com altas velocidades, ou seja, quanto maior é a velocidade, maior é o peso dinâmico e maior a facilidade em manter velocidades elevadas. (essa é uma questão difícil, pois as rodas maiores tem mais peso, mas tem mais tração como será visto abaixo… então é uma comparação mais difícil de ser feita).
ÁREA DE CONTATO DO PNEU/CONFORTO
Quanto maior a área de contato do pneu com o solo, melhor.
26? = 6 cm
27,5? = 8cm
29? = 9cm
A roda 29? tem a maior área de contato com o terreno! A diferença da 27,5? para a 29? é de apenas 1cm.
RESUMO:
Quanto maior o diâmetro da roda, maior é a área de contato do pneu. A maior área de contato resulta em maior tração, capacidade de desaceleração e segurança em curva. A roda 27,5? tem uma área de contacto semelhante à roda 29?, com uma diferença técnica de apenas 1cm.
Continua...