Maldição do petróleo: Bacia de Campos terá menos sondas em 2016
Alexandre Bastos 29/12/2015 14:10

bacia

Ano que vem, apenas 22 das 36 sondas previstas estarão em operação na Bacia de Campos. Em 2013, a região tinha 70 sondas. E, este ano, foram 45. Os dados são da prefeitura de Macaé, município do Norte Fluminense que é um dos maiores produtores de petróleo no país.

Aliás... Com a crise, despediram-se da Bacia de Campos, este ano, as estrangeiras Noble Corporation, Paragon Offshore, Dolphin Drilling e, entre outras, Subsea7.

A “maldição do petróleo” foi bem traduzida na frase de Celso Furtado (1920-2004) sobre a Venezuela, em 1957: “Nada é mais perigoso para um país pobre que uma chuva de dinheiro.” Pezão e alguns prefeitos não são as únicas vítimas desta feitiçaria. Lula também. Desde que assumiu, em 2003, procurou satanizar o passado da Petrobras — fruto de uma bela história de luta política e gerida, quase sempre, por técnicos competentes e honrados. O surgimento da indústria de máquinas aqui deve-se muito à construção das refinarias da estatal. Com a ajuda do baiano — terra de grandes marqueteiros — Gabrielli (foto acima), o PT usou a Petrobras como arma eleitoral. Hoje, a Petrobras é a petrolífera que mais deve no mundo, cerca de R$ 500 bilhões, e palco do maior escândalo de corrupção conhecido desde os primeiros usos do petróleo, em 4.000 a.C.

Fonte: Ancelmo Gois/O Globo (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS