Perfil falso na internet dá 5 anos de prisão
Murilo Dieguez 24/12/2015 18:15

  Quem cria páginas de terceiros nas redes sociais pratica falsidade ideológica

Qualquer um que transite pelas vias digitais pode ser vítima de um  ataque de um destes criminosos. Não é fácil agradar a todos, e quem tenta fazer isso, com certeza não agrada a ninguém. Imaginem então  a situação do  Zé Armando: articulista social, dirigente partidário, blogueiro e que esteve Diretor de Pesca, sub de Meio Ambiente e Secretário de Planejamento em período  anterior a da catastrófica gestão do  chefe deles, em São Francisco de Itabapoana.  Sem dúvida, uma janela às vistas para  as tijoladas  desta molecada, que com a aproximação do ano eleitoral,   fica ainda mais alvoroçada, e  gastam seu tempo nestas práticas ilícitas pelas  redes sociais.   Faço este desabafo, porque mais uma vez  fui vítima de um destes delinquentes.   Às vésperas do Natal, como que de presente,  compartilharam em minha página pessoal do Facebook  a aberração, que pode ser visto na imagem ao abaixo.     Detalhe: não pela figurinha esdrúxula, e sim pelo perfil falso, que é crime de internet,  está devidamente denunciada na DRCI. Abaixo da imagem, mais informações sobre crimes de internet e endereço e telefones para quem foi vítima. [caption id="attachment_9706" align="aligncenter" width="1366"]Fotomontagem postada oor usuário com ferfil falso no Facebook Fotomontagem postada por usuário com perfil falso no Facebook no endereço[/caption] https://www.facebook.com/photo.php?fbid=196092617402674&set=a.114597718885498.1073741829.100010058101397&type=3&theater " Somos todos seres sociais e políticos e, infelizmente na política como na vida social, cada um  compartilha o que tem de melhor;  isso ai acima  deve ser o melhor que estes indivíduos  conseguem produzir".
É Falsidade Ideológica sim 
Se fazer passar  por outra pessoa no Facebook, por exemplo  é prática criminosa de Falsidade Ideológica e o responsável corre o risco de encarar até  cinco anos de reclusão, independente de haver  o intuito de prejudicar a quem teve o nome utilizado. Assim como, um perfil falso,  criado com a finalidade de obter vantagem ilícita, mantendo em erro ou induzindo a tal, poderá  ser enquadrado em crime de estelionato, com a mesma  pena.

Com Jurisprudência

" decisão da 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais condenou uma servidora pública municipal de Sacramento por falsidade ideológica. Ela terá que pagar R$ 8 mil. A vítima declarou que a acusada fez um perfil falso usando seu nome e com expressões como “pé-de-lã”, usada para designar pessoas que traem as outras". O Dia OnLine

Fake

 ("falso" em inglês) é um termo usado para denominar contas ou perfis usados na Internet para ocultar a identidade real de um usuário. Para isso, são usadas identidades de famosos, cantores, personagens de filme ou até mesmo outras pessoas anônimas. Os fakes são encontrados nos sites de relacionamento.

Disque Denúncia

Se você já foi vítima de um crime praticado na internet, ai está o endereço para denúncias.  Não se amedronte , denuncie.   No Rio de Janeiro, a Delegacia de Repressão Crimes de Informática (DRCI) fica na Avenida Dom Hélder Câmara 2066, na Cidade da Polícia. Telefones: (21) 2202-0281/ 2202-0277.
Armando perfil suave   Por Zé Armando Barreto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Murillo Dieguez

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS