Varrendo meu quintal primeiro...
bethlandim 11/12/2015 22:58

São tantas as crises por que estamos passando, que tudo parece turvo...

Crise política, crise econômica, crise de valores, crise ética, epidemia de dengue, que associada a zika e chikungunya, chega ao nível de uma calamidade! Sim, calamidade por que falamos de seres humanos! Todas as outras crises iremos vencer! Cedo ou tarde, dependerá de nosso grau de cultura e educação, de nossa vontade de exercermos nosso direito de cidadania que não se exaure nas urnas, mas permanece diariamente e só pode ser alimentado através da Educação. Mas no atual momento, a crise mais grave que vivemos é a do mosquito Aedes Aegypti. Sim, somos reféns de um mosquito, símbolo insignificante, talvez representante legítimo de todas as crises acima mencionadas. Porém, é hora de unirmos esforços, pois as crianças que estão nascendo com microcefalia, jamais terão suas vidas normalizadas. As seqüelas permanecerão. E isto é gritante, pois estamos falando de Vidas! E neste sentido temos que gritar por uma Saúde Pública, federal, estadual, municipal, que num esforço conjunto e numa força tarefa, enfrentem com todas as armas e continuamente, a luta contra o Aedes Aegypti.

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde divulgou que até 28 de novembro foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação e que o governo permanece realizando todos os esforços para monitorar e investigar, de forma prioritária, o aumento do número de casos de microcefalia no país. O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. Entre o total de casos já foram notificados sete óbitos, segundo o boletim.

Nesta lição, fica claro, que assim como em todas as outras crises mencionadas, nossa parte torna-se imprescindível... Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, veja alguns cuidados importantes: Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; Não jogue lixo em terrenos baldios; Mantenha sempre a boca de garrafas vazias para baixo; Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana e a água desses vasos trocada com freqüência.

E se pararmos para pensar, nada na vida deve ficar estagnado, pois até a água apodrece... Portanto cabe a sociedade civil e a cada família estar em vigília, em primeiro lugar com “seu quintal”, depois no vizinho, na rua, no bairro, na cidade, no estado, no país! Quantas e quantas vezes temos assistido a pedradas nos telhados e a falarem do quintal dos outros, mas nos esquecemos do próprio quintal! Vamos ao nosso quintal tirar o lixo da alma. Renovar-se, faz parte do ciclo da vida. O corpo envelhece sem a nossa permissão... A alma só envelhece se nós permitimos... Assim é a vida, precisamos estar em constante vigília e renovação, primeiro conosco, depois com nossas atribuições e consequentemente com as atribuições da sociedade.

Não podemos permitir uma geração crescente de seres humanos, infectados por uma doença ainda no ventre materno. É grave demais, é trágico demais! Não podemos ficar de braços cruzados! Comecemos pelo nosso quintal, pelas nossas atitudes e em conjunto com a crise da dengue, que possamos com mais este sofrimento, termos um aprendizado de cidadania, onde o voto não se encerra na urna, mas é exercido diariamente. Estamos desde o início de dezembro vivenciando o Natal! O Papa Francisco noz diz que: "O verdadeiro Natal, começa daquele Rei menino nascido pela decisão pessoal de Deus e que, portanto, constitui uma esperança porque o futuro se apóia nele, a promessa da paz. Este rei não precisa de conselheiros pertencentes aos sábios do mundo, pois, em Si mesmo traz a sapiência e o conselho de Deus. A força de Jesus aparece em sua fragilidade de menino. Ele é o Deus forte e assim nos mostra, face aos pretensiosos poderes do mundo, a fortaleza própria de Deus". Na noite de Belém se cumpriu a profecia em um modo imensamente maior do quanto os homens poderiam intuir. O Papa nos diz que ficou superada "a distância infinita entre Deus e o homem".

Que possamos então sentir a presença de Jesus de forma especial neste período de Natal. Que Sua Presença nos remeta a um olhar autêntico, aquele olhar puro que nasce com o ser humano, desprovido de vaidades e poderes... aliás, com poderes de fazer o bem, envolvidos de bondade, sinceridade, de amor ao próximo, e nisto tudo, se enquadra a luta contra dengue... que nada mais é do que lutar pela dignidade humana, lutar pela vida, e vida plena de liberdade...

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS