Abandono revolta os feirantes do Mercado
18/11/2015 19:11
Thaís Tostes
Fotos: Tércio Teixeira 

Revoltados, comerciantes do Mercado Municipal, arrancaram, na tarde e na noite desta quarta-feira (18), os tapumes de metal que cercam as obras paralisadas no local onde funcionou o Shopping Popular (Camelódromo). Os tapumes colocados pela Prefeitura de Campos criam uma passagem para pedestres com cerca de um metro, apenas, entre a área das obras e os estabelecimentos comerciais no seu entorno. Essa passagem minúscula, segundo eles, faz com o que o trânsito de pessoas e de mercadorias fique extremamente dificultado, e que o calor, proveniente da alta temperatura nas últimas semanas, atinja as lojas.

Os comerciantes contaram que a Prefeitura havia prometido, por várias vezes, afastar os tapumes, aumentando, assim, o espaço entre as obras e as lojas, mas nada foi feito até esta quarta. Então, eles decidiram solucionar o problema, derrubando os tapumes. Isso aconteceu um dia após o Blog do Esdras, do jornalista Esdras Pereira na Folha Online, do Grupo Folha relatar o caos gerado pelas obras do Mercado. Com a retirada dos tapumes, uma ação totalmente coletiva e apoiada pela maioria dos comerciantes, foi possível ver que, na área das obras, há vários “buracos” no chão, que estão cheios de água e larvas de mosquitos.

— Nós já fomos até eles oito vezes, para pedir o afastamento dos tapumes. Tivemos reunião com o presidente da Codemca, com várias pessoas, e eles nos prometeram resolver. Ficaram de vir aqui afastar os tapumes, mas não vieram. Essa é a realidade. Promessa, promessa, promessa, e nada. As obras estão paralisadas. Nós não estamos contra a Prefeitura, não estamos contra as obras; nós queremos uma distância maior entre as obras e as lojas. As valas que abriram e não fecharam, estão cheias de larvas de mosquito. Feirantes, comerciantes, feirantes – todos participaram da derrubada dos tapumes. No último encontro com a gente, o governo disse que ia tirar o tapume dentro de dez dias, e não tirou. Então, a gente resolveu derrubá-los — comentou um dos comerciantes, que optou pelo anonimato.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Wainer Teixeira, disse que os tapumes serão recolocados e que não é possível fazer o afastamento dos mesmos (aumentar a distância entre as obras e as lojas).

Ele afirmou que apenas será feita uma passagem de pedestres — que liga o Mercado à rua Barão de Amazonas — e que a construção desta passagem começará até a próxima segunda-feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS