Parece que este foi o meu primeiro artigo publicado, tamanha a satisfação e alegria, talvez pela longa ausência na academia. Feliz em poder estar contribuindo novamente com a produção de ciência na educação física.
Um agradecimento mais que especial aos também muito especiais Prof. Drd. Mauricio Calomeni e Professor Drd. Nilo Terra Arêas Neto, que me proporcionaram, mais uma vez, este momento. Abaixo, resumo do artigo."O SLACKLINE COMO ATIVIDADE PROMOTORA DA ATENÇÃO CONCENTRADA EM ESCOLARES DA REDE BÁSICA DE EDUCAÇÃO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ, MORADORES DA COMUNIDADE TAMARINDO"
TEIXEIRA, D. A. M.1; CALOMENI, M.R. 1; AZEVEDO, L.G.A. 2; ALMEIDA, M.W.S. 2; ARÊAS NETO, N.T.1
1Departamento de Educação Física- Centro de Pesquisas, Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA, Rua Salvador Correa, 139, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil 2 Instituto de Educação/ Curso de Pedagogia- Institutos Superiores de Ensino do CENSA – ISECENSA, Rua Salvador Correa, 139, Centro, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
A atenção é um processo fundamental no dia-a-dia, uma vez que todo o ser humano está constantemente sendo solicitado por informações internas do seu organismo ou externas do ambiente ao seu redor. O sistema nervoso, permanentemente, processa e responde a esses impulsos, permitindo que o homem interaja com o meio ambiente (LEÃO BRASIL, 1984). Percebe-se que, atualmente, a chegada de novas informações ao córtex ocorre de forma acelerada e a demanda por respostas rápidas e exatas é grande. Caso não houvesse uma seleção de estímulos por parte do Tálamo, haveria uma desorganização na própria conduta do homem, que não saberia como se orientar, o que fazer ou em que prestar atenção (LURIA, 1979; apud TANAKA, 2007). De acordo com Leão Braga (2007), a atenção concentrada consiste na capacidade do indivíduo selecionar estímulos relevantes do meio ambiente, focalizando-se apenas neles. Em suma, sem atenção não há aprendizagem. O pressuposto teórico que dá sustentáculo a este estudo é o de que se possa encontrar no Slackline um exemplo de prática corporal alternativa que estimule a concentração e a atenção, gerando melhorias em relação à abstração de eventos “externos” e irrelevantes e melhorando o desempenho de seus praticantes em eventos diversos de aprendizagem. Conforme Cássaro (2011), tanto os praticantes novos, como os veteranos são unânimes em relacionar a prática do Slackline ao desenvolvimento da concentração, do equilíbrio dinâmico e estático, além da melhoria das técnicas de respiração e da capacidade de abstrair dos fatos do cotidiano. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se a prática do Slackline pode contribuir na promoção da atenção concentrada de escolares da rede básica de educação em Campos dos Goytacazes, RJ. Para tanto optou-se por um Estudo de Campo. Após exposição e aprovação do projeto de pesquisa pelo CEP-ISECENSA iniciu-se o processo de coleta de dados e, posterior intervenção. Fizeram parte da amostra deste estudo dez indivíduos (n=10) com idades variando entre 07 a 14 anos, alunos da rede básica de Educação, moradores da Comunidade do Tamarindo em Campos dos Goytacazes. Foi utilizado como instrumento de avaliação deste estudo o Teste de Grade de ADRIANO (2003) como meio de testar a atenção concentrada dos indivíduos selecionados em momentos pré e pós intervenção com a modalidade Slackline. A intervenção com o Slackline se deu por um período de 12 semanas, com 2 sessões semanais de 1 hora. Os 86 resultado obtidos em momentos pré e pós intervenção com Slackline, demonstraram que a modalidade esportiva escolhida não foi eficaz em relação à promoção da atenção concentrada dos sujeitos da amostra. A hipótese para que H1 resistisse ao processo de testagem é a de que possa ter havido um equívoco nos procedimentos de testagem.
Palavras Chave: Slackline, Atenção Concentrada, Aprendizagem REFERÊNCIAS
CÁSSARO, E. R. ATIVIDADES DE AVENTURA: aproximações preliminares na rede municipal de ensino de Maringá. Londrina. 2011.
LEÃO BRAGA, J. Atenção Concentrada e Atenção Difusa: Elaboração de Instrumentos de Medida. Dissertação. Brasília. 2007.
LEÃO BRASIL, L. D. A falta de atenção seletiva, como uma causa de distúrbio de aprendizagem e alternativas de prevenção: uma revisão bibliográfica. Dissertação. Campinas, 1984.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2001.
TANAKA, P. J. Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico. Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, 2007.
Fonte: aqui.
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Sobre o autor
Marcos Almeida
[email protected]Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.