Relato de um corredor apaixonado pelo esporte (Por Luiz Contarini)
Marcos Almeida 15/11/2015 18:54

CTZABNSWIAQBhAXTodo corredor que ama correr, sonha um dia poder participar e completar uma maratona com seus 42,195m de distância. E hoje, com o objetivo de integrar a natureza, vem crescendo cada vez mais as maratonas do tipo cross country, onde corredores passam por trilhas, morros, montanhas, areia, dunas e riachos.

A maratona XC RUN BÚZIOS não é diferente. Com um percurso circular (início e término na famosa Rua das Pedras), essa maratona tem um cenário incrível, com belas praias, paisagens de tirar o fôlego, mas que apresenta um percurso com um alto grau de dificuldade, desafiador e técnico. Sem nenhuma dúvida, essa maratona é uma das mais duras, com um nível de dificuldade que considero alto.

No dia 7/11, na sua 7ª edição, a maratona de Búzios mais uma vez ocorreu para cerca de dois mil corredores ansiosos após meses de muito suor e treinos. Em razão da forte chuva que caiu na véspera, o percurso ficou ainda mais difícil e técnico, necessitando uma maior atenção por parte dos corredores.

Eu, como velho corredor e apaixonado por grandes desafios, estive dessa vez correndo na categoria solo e pude perceber que a organização deixou que algumas falhas ainda se repetissem apesar de já estar na 7ª edição. Alguns pontos observados durante a prova:

- Staffs sem comunicação com a organização nos trechos mais perigosos.

- Alguns trechos que não permitia correr pelo risco de um acidente.

- Transições com água dentro de caixa d’água e que dificultava sua utilização para consumo.

- Algumas transições sem leitor de chip facilitando a fralde

- Chips que não funcionaram.

- Pessoas que não correram transitando na linha de chegada.

- Chegada com apenas água, banana, laranja e paçoca.

Penso que quem organiza uma prova não deve esquecer que o corredor é o ator principal do evento. É ele que promove e movimenta a cidade quando utiliza seus serviços de hotelaria e restaurantes. São eles a razão da existência de tantos fabricantes de tênis, roupas esportivas, assessorias de corrida e tantas outras coisas que envolvem esse esporte. Por isso, apesar do valor alto da sua inscrição, esperava por uma organização melhor, um kit melhor, uma chegada melhor.

Agradeço a oportunidade de o blog Ser Motriz em publicar minhas considerações sobre essa prova, não com a simples intenção de criticar por criticar, mas trazer uma reflexão para todos os corredores e principalmente os organizadores dessa linda maratona cross country.

Luiz Contarini

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS