Vai dormir!
Marcos Almeida 18/11/2015 15:22

CTyo5QbWwAE2EnA.png-largeQuando treinamos em busca da importante super-compensação - que são as adaptações positivas decorrentes do treinamento, e que nos deixam mais fortes e/ou resistentes - de uma forma quase unânime, onde todos colocam como fatores principais os treinos corretos e a boa alimentação, que são de fato muito importantes - não vou querer agora reinventar a roda, apenas colocar lenha no fogão - acrescento o sono neste mesmo patamar.

Esquecemos sempre deste item de extrema importância, sobretudo como elemento de assimilação de qualquer aprendizagem - onde o processo de treinamento do organismo nada mais é que mais uma forma de aprendizagem - como também na recuperação para os treinos subsequentes.

Este detalhe mágico e muito pouco valorizado por todos, sobretudo quando se fala em treinamento, é o sono, onde premissas fundamentais passam por ele. Importante frisar que o exercício melhora a sua qualidade, mas quando em excesso, pode prejudica-lo.

Como exemplo posso citar a sua 8ª fase, chamada de REM - Rapid Eye Movement - (ou rápido movimento dos olhos), onde a memória de curto prazo (as últimas informações do dia anterior) são passadas para a memória de longo prazo - não todas, somente as mais relevantes - transformando este momento de sono profundo como crucial para o atleta.

Portanto, durante os seus treinos semanais, importe-se sim com os estímulos adequados, com uma alimentação correta, mas não esqueça de forma alguma, da qualidade do sono, que também te alimenta, como falavam os nossos pais. A imagem acima mostra bem sobre este assunto. Bons treinos e ótimo descanso!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS