Nota de falecimento
Christiano 28/11/2015 20:30
[caption id="attachment_221352" align="aligncenter" width="320"]Guaramare Vicente Bojovski Foto: Gazeta Online[/caption]

Morreu ontem o chef de cozinha Vicente Bojovski, dono do Guaramare, restaurante que era considerado o melhor do Espírito Santo. Ele lutava contra um câncer há um ano e estava internado no Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias) da Unimed de Vitória.

Nascido na Macedônia, Vicente Bojovski escolheu Guarapari, balneário capixaba muito frequentado por campistas, para fundar o Guaramare. Com excelente cozinha baseada em pescados, o restaurante era o único de todo o estado a ser agraciado com duas estrelas no Guia 4 Rodas, sendo considerado pelo guia o melhor restaurante de pescados do Brasil.

No verão era comum campistas de classes mais abastadas frequentarem o restaurante, cujas reservas no final de semana eram disputadas. O prato clássico era o misto de frutos do mar, com peixe, lagosta e camarão, guarnecidos de batata cozida, espaguete na manteiga e arroz à grega.

Vicente Bojovski foi também artista plástico e residiu em diversos países europeus, como Alemanha e Itália, antes de achar em Guarapari o seu recanto em 1986. O Guaramare atualmente ficava em Nova Guarapari, na região da Enseada Azul, entre Guarapari e Meaípe. Bojovski estava sempre à frente da cozinha e fazia questão de orientar os pedidos e de ajudar a servir os pratos.

Seu restaurante era comandado de maneira familiar, com a ajuda da sua esposa capixaba Nadia, sua irmã Risima e sua filha Maritza. Ele assava os pratos na grelha, com pouco e sal e um tradicional molho à base de manteiga, azeite e alcaparras. Com o agravamento da doença de Vicente recentemente o Guaramare havia fechado suas portas ao público.

Fonte: Gazeta Online 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS