Recado das urnas
José Paes 19/11/2015 14:16

Na última terça-feira, Humberto Nobre, candidato de oposição, foi eleito por larga vantagem o novo presidente da OAB Campos, derrotando o atual presidente Carlos Fernando Monteiro, Guru. A expressiva vitória de Humberto, muito além da própria OAB, irradia seus efeitos das mais variadas formas e para os mais variados setores da sociedade, em especial no campo político, em razão dos acontecimentos ocorridos ao longo da campanha.

No que diz respeito aos advogados, a vitória de Humberto reflete a forte insatisfação da classe no que toca a atuação da instituição na defesa do respeito às prerrogativas da profissão, algo amplamente questionado ao longo dos últimos anos. A promessa de uma ordem para os advogados ganhou os corações das centenas de advogados militantes que se sentem desprotegidos, diante de desmandos por parte de serventuários, juízes e da falta de estrutura do judiciário. Os 852 eleitores de Humberto também deram um recado claro: não toleram qualquer tipo de interferência política, proposital ou não, sob a instituição. Não há dúvidas de que o apoio do Secretário Municipal de governo ao candidato da situação influenciou decisivamente o resultado do pleito. Os posicionamentos da OAB Campos acerca de temas de interesse da sociedade nos últimos anos, também parecem ter influenciado a escolha pela oposição.

Com relação ao secretário, aliás, há uma certeza absoluta extraída dessa eleição: Muito além de Guru, o maior derrotado do pleito é ele, Garotinho. Esse resultado, analisado em conjunto com o resultado das eleições para governador em Campos e das pesquisas de intenção de voto para as eleições municipais de 2016, demonstram que o ex-governador se tornou uma espécie de Midas às avessas. Ao que parece, a sua rejeição automaticamente é repassada para quem ele resolve tocar o bedelho. Está aí outro recado dado pelas urnas, dessa vez àqueles que possuem pretensões políticas.

Dito isto, importante salientar que terminado o processo de eleições da OAB, é hora de nós advogados, independentemente de quem apoiamos, nos unirmos em prol da valorização da nossa classe. Ao Presidente Guru, desejo que tenha sabedoria para absorver o resultado das urnas, humildade para conduzir harmonicamente a necessária transição do comando da instituição e sucesso em sua trajetória profissional. Ao novo Presidente Humberto, desejo sucesso nessa árdua tarefa de reconduzir a OAB ao seu papel de destaque na defesa dos advogados e dos valores da nossa democracia, me colocando à sua disposição e do seu conselho para tudo o que se fizer necessário. Os anseios da classe são grandes, as responsabilidades do cargo ainda maiores, mas a voz das urnas indicou de forma clara o caminho a ser trilhado, cabe a nós segui-lo.

Artigo publicado na versão impressa da Folha de hoje (19/11).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS