Reajuste das mensalidades da FMC: Nota oficial da Fundação Benedito Pereira Nunes
Christiano 28/10/2015 19:29

NOTA OFICIAL

A Fundação Benedito Pereira Nunes, entidade jurídica de direito privado, de domínio público e sem fins lucrativos, mantenedora da Faculdade de Medicina vêm a público prestar esclarecimentos em face dos fatos envolvendo o reajuste das mensalidades, que vêm repercutindo nas redes sociais e motivando manifestações de protesto por parte dos alunos.           Dr. Márcio Sidney Pessanha de Souza, Presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes, e Dr. Nélio Artiles Freitas, Diretor da Faculdade de Medicina de Campos, esclarecem que:
  • As decisões relativas ao reajuste das mensalidades foram tomadas com base nas planilhas de custo apresentadas aos representantes dos discentes;
  • A inflação oficial está longe de representar a evolução dos custos de manutenção da Faculdade de Medicina de Campos;
  • As instituições, mantenedora e mantida não são contempladas por qualquer espécie de subsídio ou subvenção. Os custos são sustentados 100% pelas mensalidades pagas pelos alunos;
  • A mensalidade cobrada, atualmente, pela Faculdade de Medicina de Campos é a mais barata dentre as cobradas pelas escolas médicas particulares do Estado do Rio de Janeiro;
  • O resultado financeiro da instituição além de cobrir os custos de mantê-la funcionando tem que provisionar recursos para os investimentos necessários para atender as determinações do MEC e garantir suas notas de avaliação;
  • No momento a Faculdade de Medicina de Campos está em processo de transição para a dupla entrada, como todas as outras escolas médicas do Estado do Rio de Janeiro.
Diante do exposto consideramos que a questão em tela está posta em termos mais emocionais do que racionais. A crise por que passa o país pode ser um ingrediente a mais colaborando para o clima tenso dos debates. Acreditamos no diálogo e no bom senso, na certeza que chegaremos a bom termo, lembrando Milton Friedman: não há almoço grátis. Até a filantropia tem limites e regras que seguimos. O nosso é 25% de gratuidade em cima da receita.

Márcio Sidney Pessanha de Souza Presidente da Fundação Benedito Pereira Nunes

Nélio Artiles de Freitas Diretor da Faculdade de Medicina de Campos