Elitização do ensino: reajuste causa polêmica na Faculdade de Medicina de Campos
Christiano 27/10/2015 22:40

Uma reunião realizada ontem pelo Conselho Superior da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) definiu os aumentos nas mensalidades para o ano de 2016. Os novos alunos da faculdade no próximo ano pagarão a bagatela de R$ 7.542,88 por mês, um reajuste de 50%.

Foi definido também o aumento de 17,9% nas mensalidade dos alunos atuais, com o valor em 2016 subindo para R$ 5.693,66. Já havia ocorrido um reajuste em 2014, para o ano de 2015, de 19,8%, também muito acima da inflação.

A notícia caiu como uma bomba entre os alunos da FMC e ganhou as redes sociais, com muitos protestos. O Diretório Acadêmico Luiz Sobral, do curso de Medicina, convocou para amanhã uma Assembléia Geral Extraordinária para esclarecer os reajustes para os alunos e organizar os protestos contra o aumento, considerado por eles como abusivo.

Os alunos também não concordam com a idéia de dividir o Hospital Escola Álvaro Alvim com a Faculdade Redentor. Uma passeata está sendo organizada como forma de protesto, para sair da Faculdade de Medicina e se dirigir até à Câmara de Vereadores, na quinta-feira da próxima semana, dia 05 de novembro, às 17h00.

É certo que a faculdade tem os seus custos e deve reajustar sua mensalidade anualmente. Porém, há que se ter razoabilidade. Em um ano de crise na cidade, no estado e no país, com perda de empregos e de renda, como um pai de aluno arca com esse aumento? Será que só famílias de grande poder aquisitivo poderão formar seus filhos como médicos em Campos?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS