UCAM consegue grande avanço na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Christiano 18/10/2015 19:00
[caption id="attachment_220751" align="aligncenter" width="518"]Novo prédio construído na UCAM para abrigar os laboratórios de PD&I das Engenharias – Foto: Divulgação Novo prédio construído na UCAM para abrigar os laboratórios de PD&I das Engenharias – Foto: Divulgação[/caption]

A Universidade Cândido Mendes (UCAM) conseguiu um importante passo no sentido de desenvolver a sua atividade de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na região. A unidade de P&D do Departamento de Engenharia Mecânica, coordenada pelo Prof. Dr. Cesar Boynard, que se dedica ao estudo da avaliação da integridade estrutural de materiais e equipamentos utilizados na indústria de Óleo e Gás, foi credenciada junto à Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O credenciamento conferido pela ANP habilita a instituição a realizar projetos de P&D e a executar programas de formação de recursos humanos com fundos provenientes das Cláusulas de Investimento em P&D que instituem a obrigatoriedade de destinação de recursos para Pesquisa e Desenvolvimento dos contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e/ou gás natural no país. As regras podem ser conferidas aqui.

Na prática isto significa a obrigatoriedade de aplicar em pesquisa e desenvolvimento 1% do faturamento bruto do que se extrai de petróleo e gás no Brasil. Esse credenciamento depende fundamentalmente do nível de qualificação do corpo docente, da infraestrutura de laboratórios que a instituição possui e dos programas de mestrado e doutorado oferecidos.

Desta forma, apenas os melhores laboratórios de P&D do país conseguem este credenciamento. Tipicamente obtido por instituições públicas, a UCAM foi a primeira universidade particular do interior do estado a obter este credenciamento, uma grande conquista para a cidade e para a região.

Atualização às 19h18 de 18/10/2015: Complemento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS