Uma Receita Para Uma Itaperuna Melhor
Nino Bellieny 15/10/2015 13:43
images (12)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
O MODELO É O BEM COMUM
Por Anderson Souza
 
Olhando para o Estado representado pela administração pública municipal, vislumbra-se um grande desafio para aqueles que se disponibilizam a serem futuros gestores do bem comum, observando os princípios balizadores da administração pública. Ser um gestor público requer, capacidade de entender a importância de todo homem e o homem todo, e então a partir deste principio definir o melhor modelo de política a ser implementada para atender a todos os homens.
Ao longo da historia política em nosso país, vê-se uma organização estatal centralizadora e provedora onde a dependência na figura da maquina pública é total.  Este modelo nos levou à  uma cultura individualista, que nos conduz à mera manutenção do poder e não a busca do bem comum, onde grupos sociais sobrepõem-se à toda sociedade. Este modelo de se fazer política vem se mostrando falido, ineficaz e excludente.  E, qual seria o contraponto?
Enxergar a política sob a ótica do modelo de política econômica que será adotada para atender as necessidades de uma sociedade, é o principal passo para o processo de sucesso e fracasso de qualquer projeto político. Trazendo estas considerações para a realidade  do município de Itaperuna, percebe-se a necessidade de inovação na geração de riqueza do município e seus munícipes. Esta que é a maior Cidade do Noroeste Fluminense, rica na geração de mão de obra para todo Brasil, se desenvolveu a partir de uma política de fomento e expansão de uma plataforma de geração do conhecimento, mas, ela não pode viver só disso, mais.
 
O processo de inovação e desenvolvimento esperado por todos os munícipes se tornará possível com a implementação de uma política de fomento e desenvolvimento de plataformas de geração de bem de consumo, (indústrias), e uma reestruturação administrativa para diminuir burocracias e otimizar as relações público/privado. O Estado precisa gerar condições de o homem produzir e gerar sua riqueza e renda.  Itaperuna tem um grande potencial a ser explorado e desenvolvido, mas, o foco tem que ser o bem comum.
 
 Att.Adm.Anderson Souza CRA-20-74948-1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS