Saúde em Bom Jesus Acaba Com Filas de Atendimento
Nino Bellieny 19/09/2015 11:28
AS LONGAS E DEMORADAS FILAS ACABARAM, MAS, ATENDIMENTO MELHORA
Por Sávio Sabóia*
Muita gente me pergunta como estamos fazendo para eliminar as filas de atendimento em Bom Jesus do Itabapoana, e com isso avançarmos em algo que, antes parecia impossível. Não criamos nenhuma mágica, estamos validando a Lei do SUS, que é Federal e de conhecimento de todos os gestores. O difícil é fazer acontecer dentro de um contexto de inúmeros interesses políticos que ficam muitas vezes por trás destes serviços, principalmente em cidades do interior.
Esta é uma batalha que só funciona se tiver apoio irrestrito do gestor da saúde e do Prefeito local, pois, geralmente, a maioria dos serviços acaba tendo intermediários para que a população os acessem e deles fiquem dependente, algo  totalmente errado e desumano.
Ao devolvermos a titularidade do acesso aos próprios usuários, devolvemos também a dignidade e o poder de escolha de cada um, já que, agora basta sua própria vontade e necessidade para que recorra aos serviços de consultas em PSF, exames ou consultas especializadas.
saude01
Foto-blog do Luciano Egídio
Outra medida foi extirpar a distribuição de fichas para consultas em PSF e no PA, prática antiga que muitas vezes, chegava ao limite da humilhação com filas pela madrugada a dentro, às vezes até debaixo de chuva e frio. Com a decisão de marcarmos as consultas em cada  PSF por agendamento livre, dentro do mês, o usuário vai até o posto de saúde, passa por uma triagem com o Enfermeiro Chefe, (se for necessário), e agenda a consulta com o médico ou outro tipo de  serviço. Ele sai dali sabendo o dia e a hora que vai consultar.
É claro que estamos numa fase de experiência e muitos gargalos ainda existem, uma vez que, a oferta e substancialmente menor do que a demanda, principalmente no que tange à realização de exames de imagem e consultas especializadas, o tempo de espera por estes dois serviços ainda está longe do ideal, mas, o importante disso tudo é a democratização do acesso, dando oportunidade iguais para todos, sem que a população precise pedir favor a ninguém para ter acesso aos serviços essenciais  de saúde. Essa, a grande conquista.
E os números são muitos bons, numa cidade como Bom Jesus: 58.000 consultas em 6 meses só em PSF e PA. Um número expressivo, sem ter que recorrer a nenhum atravessador de pessoas.
Estamos caminhando na direção certa e com muita vontade de acertamos cada vez mais.
*Sávio é Secretário  Municipal de Saúde de B.J. de Itabapoana.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS