Especialista em Afetoterapia Dá Aula Especial em Itaperuna
Nino Bellieny 09/09/2015 14:07
Ontem pela manhã,  o CACI-Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna, mantido pela Faculdade Redentor, foi palco de uma aula especial intitulada “Importância da linguagem gestual e o papel das emoções e afeto” com a fonoaudióloga e terapeuta DIR/Floortime, Adriana Fernandes. Adriana falou sobre a importância da parceria família profissional para o melhor andamento da terapia; discutiu sobre a medicalização das crianças autistas; abordagem PECs e TEACCH; esclareceu sobre a atuação no modelo DIR, apresentou diversos exemplos de casos clínicos onde o afeto é parte essencial para o sucesso da terapia; comentou sobre a importância de participar da rotina do paciente quando possível (passeios, volta para casa, festas de aniversário,); apresentou as diversas avaliações para autistas e priorizou pontos sobre a avaliação FEAS como sendo uma das mais usadas dentro do modelo DIR. caci2 caci
Adriana Fernandes é sócia fonoaudióloga no Instituto de Desenvolvimento em Atividades Sensoriais, fonoaudióloga na Consultório Particular, Coordenadora Projeto Multidisciplinar na APADEM. Formada pela  Universidade Veiga de Almeida - UVA, PUC-RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ.Fonoaudióloga formada pela UFRJ, Terapeuta DIR/Floortime em formação pelo ICDL/EUA, Especialista em Educação Inclusiva.
GLOSSÁRIO Teacch- é um programa especial de educação talhado para as necessidades individuais de aprendizado da criança autista baseado no desenvolvimento do cotidiano. Pecs- Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (do Inglês, Picture Exchange Communication System) Desenvolvido por Andrew S. Bondy, Ph.D. e Lori Frost, M.S., CCC / SLP . O PECS foi desenvolvido em 1985 como um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. Usado pela primeira vez num programa em Delaware ‘Delaware Autistic Program’, PECS tem recebido reconhecimento mundial por focar no componente de iniciação de comunicação. PECS não requer materiais complexos ou caros. Foi criado pensando em educadores, famílias e cuidadores, por isso é facilmente utilizado em uma variedade de situações.

Feas- Functional Emotional Assessment Scale (Escala de Avaliação Funcional Emocional) é feito através da realização de um vídeo de 45 minutos de duração, em uma sessão com a  criança e sua interação com os pais. Isto é dividido em três módulos: simbólico, sensorial e vestibular, onde ela é exposta aos estímulos do ambiente e dos elementos próprios de cada módulo.

DIRO modelo D.I.R. -Modelo baseado no Desenvolvimento, nas Diferenças Individuais e na Relação- consiste num modelo de avaliação e intervenção que associa a abordagem Floortime com o envolvimento e participação da família, com diferentes especialidades terapêuticas (terapia ocupacional, fonoaudiologia) e a articulação e integração nas estruturas educacionais.

SAIBA MAIS SOBRE O CACI AQUI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS