Redução de cadeiras na pauta da Câmara de Campos
Alexandre Bastos 14/09/2015 01:05
[caption id="attachment_35985" align="aligncenter" width="488"]Câmara-sessão-1211 A Câmara de Campos conta atualmente com 25 vereadores e poderá ter 17 ou 21 parlamentares na próxima legislatura, que começa em janeiro de 2017[/caption]

Em março deste ano o vereador Thiago Virgílio (PTC) apresentou uma proposta que pretende reduzir de 25 para 17 o número de vereadores na terra goitacá. Para levar o debate ao plenário, são necessárias 13 assinaturas. "Nossa ideia, desde o início, era ouvir a voz das ruas. Creio que a população quer ver essa redução das cadeiras. Já contamos com as 13 assinaturas necessárias", afirma Thiago Virgílio.

Nos bastidores há um plano menos radical. Ao invés de 17, a ideia é deixar a Câmara com 21 parlamentares.

Aumentou em 2012 - O aumento de 17 para 25 cadeiras foi aprovado no final da legislatura anterior e contou com o total apoio do “rolo compressor” rosáceo.

Economia - Com o corte das oito cadeiras, tendo em vista o número de assessores para cada parlamentar, a Câmara também poderia extinguir 40 cargos comissionados. Além disso, o Legislativo economizaria com telefone, passagens aéreas, aluguel de veículos, água, luz, cartuchos para impressoras e lanche, por exemplo.

Quanto custa cada um? – Em recente análise, publicada no Facebook, o economista Ranulfo Vidigal informou que “cada vereador em Campos custa mensalmente ao cofres públicos, portanto, pagos com os impostos do munícipes (IPTU,ISS,royalties) cerca de 100 mil reais”.

Vereadores de Nova Iguaçu cortaram oito cadeiras – No final do ano passado foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu uma alteração à Lei Orgânica que diminui para 21 o número de vereadores a partir da próxima legislatura, que começa em 2017. Atualmente, a cidade conta com 29 parlamentares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS