CrossFit: os riscos compensam os benefícios?
Marcos Almeida 18/08/2015 18:57

tumblr_mlksuyAOTr1r1wkeyo1_12801Abaixo, pequeno texto que sinaliza com prós e contras ao tão falado CrossFit. Como todas as novas tendências, e que viram moda, carece ainda de estudos que fortaleçam a sua prática efetiva como modelo a ser seguido. E pelo que tenho visto, tem se diluído cada vez mais.

Compartilho a ideia que o CrossFit, assim como relata o texto, pode ser considerado uma modalidade de treinamento efetiva em melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral de praticantes jovens e saudáveis, mas certamente existem modalidades mais seguras para obesos, idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas físicos pré-existentes. Os benefícios e riscos inerentes ao CrossFit, como com qualquer modalidade de treinamento, devem ser considerados pelo profissional de Educação Física antes da prescrição. Lembrem-se sempre que o conceito de treinamento ideal não existe.

Boa leitura e bons treinos! O CrossFit é a nova febre das academias. Trata-se de um treinamento de tipo militar realizado normalmente em circuito, que mescla exercícios de força e de resistência aeróbia, geralmente em alto volume e até a fadiga. Os potenciais benefícios incluem ganhos de força, massa muscular, resistência aeróbia, equilíbrio e propriocepção. A desvantagem: um número altíssimo de lesões.  O CrossFit é um modelo de treinamento que tem se tornado cada vez mais popular. Esse programa combina exercícios de força e de resistência aeróbia de alta complexidade, e que são realizados normalmente na forma de circuito. Tal modalidade assemelha-se bastante ao treinamento militar, particularmente no que se refere ao alto volume de exercícios e à capacidade de levar ao cansaço extremo. O segredo do sucesso do CrossFit deve-se aos bons resultados físicos alcançados por seus praticantes. De fato, trata-se de um treinamento capaz de aumentar, ao mesmo tempo, força, condicionamento aeróbio e flexibilidade. Além disso, as aulas são bastante motivadoras, estimulando os alunos a darem o máximo de si durante o treino.  Apesar de todos esses benefícios, como já havia postado anteriormente, não há um tipo de treinamento ideal. A prescrição de exercício deve ser individualizada, respeitando as preferências do praticante, bem como suas limitações físicas. A este propósito, parece claro que um treinamento de estilo militar possa não ser o mais adequado para indivíduos pouco condicionados ou com problemas físicos anteriores.  Existem poucos levantamentos científicos sobre os riscos da prática de CrossFit. Um deles, realizado no Reino Unido, aplicou um questionário a 132 praticantes dessa modalidade de treinamento, com o intuito de avaliar a incidência de lesões. Aproximadamente 3/4 dos entrevistados (n = 97) reportou algum tipo de lesão, sendo a coluna e os ombros os locais mais frequentemente afetados. Nove praticantes relataram a necessidade de cirurgia após a lesão.  Os autores afirmam que a frequência de lesões encontrada nessa pesquisa se assemelha a de modalidades esportivas, como levantamento olímpico e ginástica. A causa de tantos casos de lesão no CrossFit deve-se, provavelmente, à execução de exercícios de alta complexidade realizados até a fadiga, ocasião na qual o controle motor é prejudicado, predispondo a lesões musculares e articulares.  Dessa forma, ainda que o CrossFit possa ser considerado uma modalidade de treinamento efetiva em melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral de praticantes jovens e saudáveis, certamente existem modalidades mais seguras para obesos, idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas físicos pré-existentes.  Os benefícios e riscos inerentes ao CrossFit, como com qualquer modalidade de treinamento, devem ser considerados pelo profissional de Educação Física antes da prescrição. Lembrem-se sempre que o conceito de treinamento ideal não existe. Até a próxima! Fonte: http://www.cienciainforma.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS