Corrida e Exercícios
Marcos Almeida 11/08/2015 05:32

CLQxpnsWgAQMmAvExercícios que melhoram a corrida existem? Vou ser mais rápido realizando determinadas rotinas físicas? Meu pace vai ser mais baixo após a realização, por exemplo, de exercícios de Core? É possível isso?

Ótimas perguntas as quais sempre vivêncio e tento ser entendido com respostas simples e funcionais.

Os exercícios prometidos para que se corra mais rápido, sobretudo para os corredores novatos que ainda não tem uma grande vivência no esporte, ou até para os mais cascudos que buscam melhoras, talvez estejam sendo explicados de uma forma errônea.

Os movimentos que são realizados nas salas de musculação da vida e que são de extrema importância para os músculos, articulações e cérebro, ou seja, para todo o organismo, visam num primeiro momento possibilitar proteção, equilíbrio, maior confiança e num último estágio a capacidade de produzir força.

Após estes músculos/articulações estarem fortalecidos, possibilitando menos lesões - embora o risco ainda esteja muito presente, bastando para isso um descuido, principalmente com um desequilíbrio de cargas no volume/intensidade, e sem tempo ótimo para o descanso, dentre outros fatores, onde a lesão sempre será multifatorial - a coisa começa a melhorar.

Lembro sempre que atletas que não se lesionam conseguem muito mais lastro se compararmos aos que correm/param/voltam a correr, pois sistematizam o treinamento por longos períodos, facilitando a tríade estímulo/descanso/supercompensação, e desta forma, assimilando as rotinas no organismo.

Com os músculos mais fortes a capacidade de produzir força aumenta substancialmente, podendo (podendo) se refletir em paces melhores. Mas aí vem o grande (?) segredo: corrida se melhora correndo. De nada adianta ter força, estar equilibrado e não gostar de "sofrer".

Em síntese: o conjunto da corrida com os trabalhos paralelos podem melhorar a sua corrida substancialmente. Se estiver planilhado, com cargas certas e um objetivo na cabeça, vai evoluir sim.

Mas não esqueça: vai ter que apertar o passo. Bons treinos!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS