Os trechos já duplicados pela Autopista Fluminense foram os grandes responsáveis pela queda do número de acidentes e de mortes na BR-101. Em 2015 houve redução de 12% de acidentes e de 32% de mortes na rodovia. A colisão frontal, letal e típica de pista com mão dupla, diminuiu 29%.
As obras seguem e alguns dos poucos gargalos restantes nos trechos já duplicados serão eliminados em breve. Estão previstos para serem inaugurados nestes mês os trevos de Quissamã, no km 125; de Conceição de Macabu/Carapebus, no km 138; e de Rio Dourado, no km 190.
Hoje, pela não terminalidade dos trevos, estes trechos contam com quebra-molas, provocando a redução de velocidade e o atraso da viagem de quem trafega pela rodovia. A inauguração do trevo de Macaé, no km 144, está prevista para outubro.
O prazo para duplicação total da pista vai até o final de 2016. A previsão é que a estrada esteja duplicada até lá, com exceção de um trecho de 46 quilômetros que corta a Reserva Ecológica União, que passa por dificuldades na liberação das licenças ambientais.