O Chefe Espião
Nino Bellieny 22/08/2015 10:49
Artigo

CONHECENDO O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Por William Lima Empreendedor Itaperunense
Quando uma empresa cresce de maneira acelerada, frequentemente o gestor ou o dono do negócio, que antes ficava na linha de frente, agora tende a se afastar para cuidar da questão mais estratégica e administrativa do negócio, deixando um pouco o lado operacional. Estou assistindo um programa que se chama “Undercover Boss” ou “Chefe espião”, no youtube. Trata-se de um programa, em que o presidente da empresa, se disfarça e arruma emprego na própria empresa ficando em algum setor da operação do negócio. É de uma riqueza sem tamanho essa experiência. Alguns presidentes de Fast-food jamais montaram um lanche, não sabem quanto tempo leva para montar, quais os ingredientes principais, como é a logística de entrega das mercadorias, como é armazenado, como é o atendimento ao cliente no front, enfim, não sabem nada sobre o operacional da empresa. Ficar na parte administrativa do negócio é de extrema importância, mas infelizmente nos distancia do dia-a-dia da empresa, não há pior maneira de gerir. Em todos os programas que assisti, em TODOS, os presidentes e gestores aprenderam algo com os funcionários. Já escrevi antes sobre isso, mas vale insistir, escute seus funcionários, eles conhecem seu negócio e tem uma visão diferente do mesmo, uma visão que pode ser a saída para uma gestão bem sucedida. 2777_659 Alguns líderes simplesmente perceberam que, o que era estabelecido pelo gestor, devido ao grande número de lojas e franquias, não chegava a ser praticado. Um exemplo era um presidente que estabeleceu que, produtos que não eram vendidos, ao invés de serem jogados fora, eram avaliados e levados para orfanatos e asilos para doação. O problema é que, isso não estava acontecendo, a pergunta é, isso é comum nos negócios? Falta de comunicação? Mais do que se pode imaginar, mas os presidentes e gestores simplesmente não sabiam que isso acontecia. Outro ponto é com relação ao tratamento com o cliente, os gestores disfarçados, poderiam averiguar como o cliente era tratado. Alguns ficaram surpresos do quão bem eram tratados, outros quase estragaram o disfarce por não aceitar que o funcionário tratava tão mau um cliente. O que aprendi é que, é muito fácil, quando se está na correria do dia-a-dia, de contas a pagar, a receber, de fluxo de caixa..etc..etc..se afastar do próprio negócio, onde acontecem o principal, onde nasce o processo que mantem a empresa, a se perde a oportunidade de ouvir quem esta ali, os funcionários, aprender com eles ou corrigir algum rumo que realmente precise. Em Itaperuna, terra onde negócios passam de geração em geração, geralmente o dono do negócio está entre os funcionários, participando do dia-a-dia. Mas existem uns que, como possuem vários negócios, fica impossibilitado de fazê-lo, então eis uma oportunidade de aprender mais sobre o próprio negócio.
 

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