Poderosa Ferramenta Para Controlar Doenças Infecciosas
Nino Bellieny 03/08/2015 22:25
O BNB sente-se honrado em reproduzir, com as devidas autorizações, artigos inteligentes  de profissionais destacados em suas áreas. Como este a seguir:

Nutracêuticos Imunomoduladores

Os imunomoduladores oferecem uma poderosa ferramenta para controlar as doenças infecciosas.  Por  Talita Barbosa* nutraceuticos Imunomodulação significa regular ou balancear o sistema imune. Um sistema imune normal tem a capacidade para se auto estimular em resposta a uma substância estranha, assim como, se auto inibir para manter a função imune apropriadamente. Os imunomoduladores oferecem uma poderosa ferramenta para controlar as doenças infecciosas. Esses compostos modulam (estimulam ou suprimem) o sistema imune de uma maneira não específica. A estimulação da imunidade é também importante para a defesa do hospedeiro contra o câncer. Este último ocorre, por exemplo, pela ativação dos macrófagos tumoricidas em resposta a imunomoduladores. Estes, também, podem ser usados no tratamento de doenças causadas pelo desarranjo do sistema imune como é o caso da artrite. Os alimentos funcionais ou formas farmacêuticas que apresentam em sua composição fitoesteróis têm sido utilizados para a prevenção e redução de sintomas provocados por doenças relacionadas ao envelhecimento. O uso destes compostos é mais freqüente para o tratamento de dislipidemias, uma vez que está cientificamente comprovado que os fitoesteróis promovem a redução do colesterol. Os fitoesteróis estão revolucionando a medicina preventiva. As pesquisas apontam que estas substâncias têm a propriedade excepcional de estimular o sistema imune. Os fitoesteróis (esteróis e esterolinas contidos em plantas como o campesterol, stigmasterol e betasitosterol) são componentes lipídicos das plantas, os quais são removidos da dieta pelo processamento dos alimentos e que poderiam dar suporte à saúde humana de diversas maneiras quando adequadamente ingeridos na alimentação. Uma das propriedades saudáveis dos fitoesteróis, especialmente do betasitosterol, quando este é componente da dieta, é a diminuição do colesterol sanguíneo. Esta redução é conseqüência da diminuição da absorção de colesterol no intestino delgado, embora a indução do aumento do fluxo biliar também tem sido sugerido. Hoje, ésteres derivados do beta sitostrol (sitostanóis) têm sido utilizados como nutracêuticos em margarinas com fins anticolesterolêmicos diminuindo o risco de arterosclerose. talita
* Talita Barbosa: Farmacêutica e Bióloga, Mestra em Ensino em Ciências da Saúde e Ambiente, Pós Graduada em Prescrição Farmacêutica, Especialista em Homeopatia pelo IHB, Titulo de especialista pela ANFARMAG, Presidente da AFAERJ, Coordenadora da Câmara Técnica de Homeopatia do CRF-RJ, Conselheira Suplente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas do RJ, Coordenadora do CRF-RJ 2014-2015 .

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS