Leonardo Picciani desiste de disputar prefeitura do Rio
Alexandre Bastos 30/08/2015 09:46

picciani

O deputado federal e líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Leonardo Picciani, admitiu que não irá colocar seu nome para disputar a prefeitura do Rio em 2016. Com o gesto, cairá por terra a disputa que se desenhou nos últimos meses entre ele e o preferido do prefeito Eduardo Paes, o secretário executivo municipal Pedro Paulo. Em entrevista ao programa ‘Jogo do Poder’, na Rede CNT, Picciani defendeu o fim da aliança com o PT na cidade e a formação de chapa ‘puro-sangue’ do PMDB nas próximas eleições, com Pedro Paulo prefeito e seu irmão e secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, de vice, articulação antecipada pelo jornal "O Dia" em junho.

O fato de Picciani ter assumido a liderança da bancada do PMDB, num ano especialmente tumultuado como o de 2015, o fez desistir da ideia de tentar ser prefeito do Rio agora. “Coloquei o meu nome à disposição do partido, para ser uma opção para prefeitura de 2016. O Pedro Paulo também colocou o dele. E eu avalio que que o cenário político, pelo fato de eu ser líder em Brasília, me impossibilitou de construir uma pauta exclusiva do Rio de Janeiro, com vistas a disputa eleitoral”, justificou ele. Segundo ele, “muito provavelmente” o PMDB vai lançar Pedro Paulo como candidato e a ausência do PT na chapa é um “caminho natural”.

“Excluir o PT é um caminho natural" - Picciani “fecha” uma disputa interna que poderia atrapalhar os planos do PMDB de se manter no poder no Rio. No ano passado, o pai de Leonardo, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, dissera que o filho só abriria mão da candidatura se o escolhido da legenda fosse o ex-governador Sérgio Cabral. Este, aliás, era o nome apontado pelos peemedebistas como o único que não criaria rusgas no partido. Agora, Picciani quer que seu irmão Rafael seja o vice, excluindo o PT da chapa - atualmente, o partido tem a vice-prefeitura com Adilson Pires. “É um caminho natural”, afirmou, sobre a chapa puro-sangue. “Excluir o PT é um caminho natural, também, e é o que deseja o PMDB. Rafael participa da gestão municipal, está ligado nas questões diárias”.

O deputado também lançou o prefeito Eduardo Paes como “nome credenciado” para concorrer à Presidência da República em 2018. “Temos a avaliação de que ele está muito bem, e vai ficar ainda melhor. E se ele pode ser presidente, é o melhor para ser governador também”, destacou.

De olho no governo - Ao abir caminho para Pedro Paulo no Rio e demonstrar que deseja ver Eduardo Paes como candidato à presidência da República, Leonardo Picciani sinaliza que o governo do estado deve ser uma meta do seu pai, o cacique Jorge Picciani. Vale lembrar que o atual governador Luiz Fernando Pezão não poderá buscar a reeleição em 2018.

Fonte: O Dia 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS