Desafios Contemporâneos... V Congresso Internacional do ISECENSA
bethlandim 24/08/2015 19:48

V CICC - ok

É sabido que existem diferenças profundas entre culturas e sociedades. Uma palavra, no entanto - Universidade - parece permanecer constante no espaço e no tempo. A universalidade das instituições universitárias explica-se, em parte pelo menos, pelo fato de que elas desempenham papéis similares em todas as sociedades, relacionados com a existência de instituições e pessoas dedicadas à criação, manutenção e transmissão da cultura. Uma universidade não está fora, separada, mas está dentro da tessitura complexa e contraditória da sociedade, em relações de mútuos interesses. Os problemas da universidade não dizem respeito somente a ela. São problemas de toda a sociedade. Assim, nem se resolvem apenas com medidas internas, muito menos em gabinetes, nem seguros são os caminhos a palmilhar. Cada vez mais, é necessário investir no novo por cima do novo. Cabe à universidade elaborar uma compreensão ampla e fundamentada quanto às finalidades e transformações da sociedade.

Desta forma, o ISECENSA no período de 9 a 11 de setembro se abre para respirar novos ares e saberes com a realização do V CICC - Congresso Internacional do Conhecimento Científico com o tema: Desafios Contemporâneos e a Universidade: sustentabilidade, tecnologia e humanização. O principal objetivo do congresso é servir como um fórum de discussão interdisciplinar sobre os principais conhecimentos e oportunidades de pesquisa, aumentando o intercâmbio de conhecimento e a parceria em projetos conjuntos. A programação técnico-científica será abrangente e participativa, estando previstas discussões sobre as quatro grandes áreas do conhecimento científico, com a proposta de integrar os diversos segmentos da ciência na busca de soluções para as problemáticas atuais.

Para proferir a Palestra Magna teremos o educador e filósofo, Prof. Dr. Mário Sérgio Cortella, com a palestra “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”.

Destaca-se ainda a participação do PhD Soleiman Dias (Chadwick Internacional da Coréia do Sul) que apresentará para as Engenharias e Arquitetura a palestra “Cidades Sustentáveis: o caso se Songdo na Coréia do Sul”, a experiência coreana para construir cidades sustentáveis frente ao novo paradigma da sustentabilidade, principal desafio do planeta frente aos graves problemas ambientais que o assolam, e para o Curso de Pedagogia a palestra “Educação e Desenvolvimento” onde irá abordar a experiência educacional coreana que mais uma vez entrou no ranking dos melhores sistemas educacionais do mundo, enquanto o Brasil não consegue melhorar sua classificação.

O Administrador nos EUA e membro da BYU Management Associate da América do Sul, Dr. Ryan Boothe em sua palestra “Uma carreira empoderada: estratégias para transformar seu chefe em seu maior fã” apresentará a técnica do empoderamento para que as pessoas possam melhorar o desempenho profissional das equipes e das organizações. O palestrante é uma das principais autoridades no mundo da mediação dirigida e tem muita experiência na melhora e eficiência das companhias, resolvendo os conflitos que surgem na vida profissional.

Dra. Carla Damásio (Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior da Saúde do Instituto Politécnico de Leiria/Portugal) com a palestra “Ajuda mútua expressa no blog da pessoa com doença oncológica”.

O médico psiquiatra de Portugal, Dr. Vitor José Amorim Rodrigues, com 30 anos de prática clínica e forense, licenciando em Medicina pela Universidade de Lisboa, mestre em Filosofia e doutor em Psicologia pela Universidade Extremadura – Espanha, irá falar sobre os “Transtornos na Clínica e na Escola”, abordando as práticas clínicas e os transtornos da personalidade. A fisioterapeuta argentina de RPG Souchard na América do Sul, Dra. Julieta Rubinetti irá abordar a “Síndrome de Impacto Subacromial sobe o enfoque do RPG Souchard”. Os arquitetos urbanistas argentinos Jorge Hampton e Emilio Rivoira do escritório Hampton+Rivoira+Arquitectos de Buenos Aires abordarão o tema Idéias e Projetos. A psicóloga Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo com a palestra “Solidão e angústia na contemporaneidade: estratégias de enfrentamento da perspectiva da fenomenologia-existencial”, entre muitos outros.

O ISECENSA, desde sua criação, investe em pesquisa através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que já contemplou 25 projetos de pesquisa, onde orientadores e bolsistas recebem para exercer estas atividades. Destacamos os projetos em andamento: Biodiversidade de fungos endofíticos de mangue e restinga e a atividade biológica de extratos dos isolados contra Aedes aegypti, desenvolvido em parceria com a Universidade de Bath/Inglaterra; Estudo de demandas para novas funcionalidades para simuladores empresariais baseados em software livre; Análise do padrão do fluxo inspiratório no modo controlado a pressão (PCV) e sua correlação com a mecânica respiratória em pacientes ventilados mecanicamente; Arquitetura do conforto ambiental: otimização do conforto acústico e lumínico em ambientes corporativos; Formação de identidade resiliente e competente de adolescentes de escola pública e da Comunidade Tamarindo: Uma análise comparativa; Efeitos agudos da ingestão de cafeína sobre os níveis de potencia muscular e tempo de reação motora em jogadores de handebol; Tecnologias emergentes e seu impacto no ensino, na aprendizagem, na investigação e no ambiente escolar.

Na educação a aprendizagem é diária... para ensinar a gente aprende e como nos diz o grande cientista Albert Einstein: “A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”... Conhecimento e comprometimento são a nossa marca... Esperamos você no V Congresso Internacional do Conhecimento Científico no ISECENSA.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS