Pescadores passam por mais dificuldades na foz do Paraíba
23/07/2015 18:07
Arnaldo Neto
Fotos: Aluysio Abreu Barbosa
 
Se para muitos a vida em alto mar é arriscada, para os pescadores de Atafona o mais difícil tem sido sair ou atracar no porto. Com o assoreamento, formando bancos de areia no encontro do rio com o mar, barcos de maior porte estão ficando encalhados na barra de Atafona, que corre o risco de fechar. Na manhã desta quinta-feira (23), duas embarcações passaram por esse problema ao sair para desempenhar suas atividades. Na última terça, o episódio se repetiu com outro barco e em maio um caso semelhante foi registrado.

No dia 9 de julho, uma reunião entre pescadores e representantes do poder público foi realizada no Pontal de Atafona, uma vez que a classe alerta para o risco da atividade econômica acabar. De acordo com o secretário de Pesca do município, Joel Serra, o secretário de Obras, Marcos Sá, já apresentou um projeto para desobstrução do canal de navegação. “Na segunda teremos uma reunião com o prefeito Neco, os secretários de Obras e de Meio Ambiente. Estamos recolhendo assinatura dos pescadores, para anexar um abaixo assinado ao projeto. Uma coisa é certa, do jeito que está não dá para ficar”, relatou Joel.

Os pescadores acreditam que a solução seria a dragagem no local, o que facilitaria a passagem dos barcos. Eles pedem ainda a participação de empresas do complexo portuário do Açu, junto com o poder público, neste projeto. Para a classe, seria uma medida de compensação pelos impactos que as atividades portuárias causam na pesca.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS