Os riscos de ficar sentado por longos períodos
Marcos Almeida 05/07/2015 08:35

15184694Pesquisa de 2010 da Sociedade Americana do Câncer ainda mostrou que ficar sentado por seis horas ou mais aumenta em 20% a mortalidade entre homens, em comparação com aqueles que ficam na posição três horas ou menos. Entre mulheres, a mortalidade cresce 40%.

"Não importa se você é um atleta. Se está com as pernas para baixo, há um aumento de pressão nas veias que pode levar a uma trombose", diz Nelson Wolosker, especialista em cirurgia vascular do hospital Albert Einstein.

A posição também causa alterações na postura, problemas lombares, musculares e cervicais, diz Francisco Lacaz, professor de medicina do trabalho na Unifesp.

"Sentar-se virou o fumar da nossa geração", resumiu a ex-executiva da Apple Nilofer Merchant durante uma palestra "TED Talk".

Para reduzir danos, Lacaz recomenda que a cada hora sentada, a pessoa faça dez minutos de atividade física –desde uma caminhada no escritório a uma ginástica leve.

MOVIMENTE-SE

O problema não é ficar sentado, mas sim permanecer em uma mesma posição por horas seguidas, dizem médicos ouvidos pela Folha.

Trabalhar em pé durante muito tempo pode causar problemas vasculares, como varizes, e de articulação nas pernas, além de sobrecarregar os músculos, levando a uma tendinite, alerta o médico Mario Lenza, ortopedista do hospital Albert Einstein.

Ele ainda ressalta que a posição exige o uso de calçados adequados –o uso de salto alto, por exemplo, é problemático. "Tem que ter bastante bom senso em relação a essa mudança de hábito."

A recomendação dos médicos é movimentar-se, independentemente da posição.

O ideal é que, a cada hora de trabalho –seja em pé ou sentada– a pessoa, no mínimo, ande. "A cada passo que você dá, você massageia as veias da panturrilha e faz com o que sangue flua", explica Nelson Wolosker, especialista em cirurgia vascular do hospital Albert Einstein.

Fonte: http://www.folha.uol.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS