Pacientes e funcionários do HGG desabafam: "é muita sujeira"
Alexandre Bastos 21/07/2015 16:42
[caption id="attachment_34782" align="aligncenter" width="404"]Imagens mostram que há lixo espalhado em vários setores do hospital (Foto: Divulgação/Kaio Júnior) Imagens mostram que há lixo espalhado em vários setores do hospital (Foto: Divulgação/Kaio Júnior)[/caption]

Funcionários e pacientes do Hospital Geral de Guarus (HGG) convivem com a sujeira dentro da unidade. A denúncia foi feita por pessoas que registraram a presença de lixo e detritos no chão e próximo das macas. Segundo funcionários da empresa terceirizada, que é responsável pela limpeza, houve redução da equipe e os salários estão atrasados.

[caption id="" align="aligncenter" width="392"]Funcionários trabalham em meio ao lixo na unidade de saúde (Foto: Divulgação) Funcionários do hospital trabalham em meio ao lixo na unidade de saúde / Foto: Divulgação/Kaio Júnior[/caption]

O G1 teve acesso às imagens que mostram funcionários e pacientes em meio ao lixo. Por e-mail, o acompanhante de uma paciente relatou que na unidade de saúde falta água e papel higiênico, e muitos pacientes estão espalhados em macas pelos corredores.

Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Campos informou ao G1 que "a unidade hospitalar vem mantendo diálogo com a empresa responsável pelo serviço de limpeza na busca de uma solução definitiva. Enquanto isso, o serviço de limpeza nos setores essenciais foram retomados e o atendimento à população sendo prestado", diz a nota.

Guilherme Pedra, neto de uma paciente, desabafou: "Tive o desprazer de me confrontar com a realidade no HGG, onde minha avó está internada. O chão está imundo e não há macas para os pacientes que chegam. É importante salientar que, os funcionários do hospital fazem tudo que podem, porém são insuficientes e sem condições de trabalho claramente. Sai de lá profundamente triste e com sentimentos de impotência e vergonha de fazer parte de uma sociedade que trata o próximo desta maneira", destacou Guilherme.

[caption id="" align="aligncenter" width="339"]Há reclamação da falta de água e papel higiênico no hospital  (Foto: Divulgação/Guilherme Pedra) Há reclamação da falta de água e papel higiênico (Foto: Divulgação/Guilherme Pedra)[/caption]

"Médicos e as enfermeiras têm que fazer a limpeza do hospital" -  "Estamos trabalhando em meio à sujeira. Os problemas no HGG pioram a cada dia. Os médicos e as enfermeiras têm que fazer a limpeza do hospital. Os funcionários da limpeza dizem que a Prefeitura não repassou a verba para a empresa terceirizada", declarou uma enfermeira, que preferiu não ser identificada.

A autônoma Mara da Silva, de 43 anos, relatou que tomou um susto quando chegou ao HGG nesta terça-feira (21) e deparou com a situação. Segundo ela, em todos os setores do hospital há lixo espalhado. "Um município tão rico e a Saúde tão pobre e podre. Estamos com nojo do hospital. A Prefeitura deve mandar uma equipe de limpeza para a unidade o mais rápido possível", disse a autônoma.

[caption id="" align="aligncenter" width="388"]Pacientes e funcionários denunciam estado de abandono do HGG (Foto: Divulgação) Pacientes e funcionários denunciam estado de abandono do HGG (Foto: Divulgação/Kaio Júnior)[/caption] Fonte: G1 Norte Fluminense/Dulcides Netto

Ontem (20), durante o seu programa de rádio na Educativa FM, o secretário de Governo, Anthony Garotinho (PR), defendeu a antecipação de receitas e listou alguns pagamentos que serão feitos com a venda do futuro. "São vigias, funcionários que faziam limpeza, merendeiras, entre outras atividades que reduzimos por conta da queda de arrecadação", afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS