O jogo está só começando
Alexandre Bastos 20/07/2015 15:58

xadrez

Em seu blog, o jornalista Fernando Leite informa que a tropa jurídica da prefeita Rosinha Garotinho (PR) já trabalha para reformar a sentença de primeira instância que cassou os mandatos da prefeita e do  seu vice, além de secretários e colaboradores do governo. Agora, a batalha será travada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Caso o TRE entenda que a decisão da primeira instância foi correta, Rosinha e Chicão podem ser afastados do cargo, cabendo ao presidente da Câmara, vereador Edson Batista (PTB), assumir o governo até que seja marcada nova eleição, que pode até ser indireta, ou uma liminar que retorne a prefeita ao cargo.

Com Edson na Prefeitura, a presidência da Câmara ficaria com o vereador Thiago Virgílio (PTC) e o suplente Luiz Azeredo (PTB), ligado ao deputado Geraldo Pudim, assumiria uma cadeira na Câmara. Desta forma, o Legislativo teria 12 nomes contra o governo e 13 na bancada governista, deixando o jogo apertadíssimo.

Nesta segunda-feira (20), Edson Batista participou de reuniões com vários nomes fortes do governo na área jurídica. Porém, oficialmente, ninguém comenta sobre a possibilidade de reviravolta no tabuleiro político. Mas é bom lembrar que, em 2010, os rosáceos alegavam que era "só uma entrevista de rádio", e a prefeita ficou seis meses afastada do cargo.

Caso semelhante - Em 2013, o TRE cassou o mandato da prefeita de Conceição de Macabu, Lídia Mercedes do PT, conhecida como Tedi. A cassação foi por abuso do poder político e econômico na última eleição, por contratação irregular. Após a cassação, a prefeita afirmou que as contratações foram feitas dentro do prazo legal. Porém, o tribunal entendeu que a atitude desequilibrou a eleição. O segundo colocado, Claudio Linhares, assumiu a Prefeitura e está no cargo até hoje.

Por aqui, os defensores da prefeita argumentam que a vitória da prefeita foi no primeiro turno, com uma ampla diferença, e que as contratações não causaram impacto eleitoral. Porém, ninguém garante que os desembargadores do TRE vão pensar da mesma forma.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS