Para aprovar "cheque especial", governo envia Fábio Ribeiro à Câmara
Alexandre Bastos 10/06/2015 17:29

A prefeita Rosinha Garotinho (PR) publicou, online, uma edição extraordinária do Diário Oficial com a exoneração do secretário de Gestão e Contratos, Fábio Ribeiro (PR). Com a manobra, Fábio volta à Câmara e Kellinho assume a cadeira do vereador Paulo Hirano (PR), que teria enviado, nesta quarta-feira (10), um requerimento solicitando licença do mandato para tratar de "assuntos particulares". A meta do governo com a articulação é obter 13 votos para aprovar o "cheque especial" de R$ 1 bilhão, que compromete receitas futuras.

O requerimento de Hirano gerou polêmica, já que uma licença médica de 90 dias havia sido aprovada em abril e teria validade até julho. "Estão rasgando o regimento desta Casa. É uma vergonha, já que a licença médica seria encerrada em julho. Isso tudo vai ser questionado na Justiça. Com ele troca uma licença médica de 90 dias por uma outra para assuntos particulares, de 30 dias?", disse Fred Machado (SD).

Na tribuna, o vereador Alexandre Tadeu (PRB) disse que o requerimento não partiu de Hirano. "Sabemos o que o vereador Paulo Hirano está passando e ele nos disse que voltaria ao Legislativo após o recesso de julho. Isso não partiu do vereador", disse Tadeu.

Segundo Magal, o requerimento de Hirano "é muito estranho". "Ele está se tratando fora do país e conversamos hoje. Ele disse que jamais faria isso. Não estou entendendo nada. Essa sessão está uma bagunça, sem assinatura no livro de presença, sem presença eletrônica no painel", afirmou Magal.

O vereador Marcão (PT) protestou: "Como podemos aprovar a licença de um vereador que já está licenciado. É um absurdo. O que está havendo é uma manobra para permitir a presença de um secretário, uma linha auxiliar para interferir nos trabalhos do Legislativo. O painel não estava com defeito. O que não tinha era o nome de Fábio Ribeiro.

Porém, na visão do líder do governo, vereador Mauro Silva (PT do B), não existe nada ilegal. "Não existe nada ilegal. Quem quiser pode acessar o Diário Oficial online. Não adianta tentar confundir a opinião pública. Dr. Paulo Hirano entrou com uma licença para assuntos particulares. Estamos na era da informática. Ele fez tudo por e-mail. É legítimo e esta Casa é soberana. Quem tem maioria vota", disse Mauro, para o delírio da "claque", que gritou: "Chupa, oposição".

Rafael Diniz: "Haja rivotril para o líder" - Segundo Rafael, a manobra mostra a cara do governo. "Fazem de tudo para conseguir alcançar os objetivos. Esse líder está completamente desesperado. Haja rivotril para o líder. Um grupo que está aqui hoje aplaudindo, vai ver o que foi reservado para o futuro. Desperdiçaram milhões e agora querem vender o futuro dos nossos filhos e netos", disse Rafael.

Albertinho: "Armaram para tirar o mandato de Hirano" - Na tribuna, o vereador Albertinho revelou que membros do grupo estariam armando para tirar o mandato de Hirano. "Queriam colocar um suplente na marra e um grupo protegeu o Dr. Paulo Hirano. Nós fomos firmes para ajudá-lo e agora nos deparamos com esse requerimento. É uma vergonha", disse.

O blog "Na Curva do Rio", da jornalista Suzy Monteiro, publicou nota sobre o "retorno relâmpago" de Fábio Ribeiro: aqui 

Atualização às 19h15 - Mesmo sem os votos de seis integrantes, o "rolo compressor" rejeitou a emenda modificativa do vereador Marcão, que pretendia exigir o pagamento de todas as parcelas até o fim de 2016, quando o mandato chega ao fim. "Não queremos barrar a alienação de ativos. O que temos é responsabilidade e desejamos preservar as futuras gestões. Não podemos deixar que este governo inviabilize futuras gestões. Pode ser que as gestões futuras sejam prejudicadas. O mandato é até 31 de dezembro de 2016. Não podemos comprometer o futuro do município", disse Marcão.

Porém, a bancada governista rejeitou. "O valor não pode comprometer 10% dos royalties e participações especiais. Não fere a Lei de Responsabilidade Social. São palavras difíceis para confundir a opinião pública. Senadores do PT aprovaram, o senador Crivella, do PRB, aprovou, e a senadora Rose, do PMDB, também. Essa emenda é para tirar o brilho da articulação que salva municípios e estados", disse Mauro Silva.

Fábio bate boca com Marcão - Disposto a defender o governo com unhas e dentes, o vereador Fábio Ribeiro usou a tribuna para atacar o PT. "Tem gente que fala em responsabilidade fiscal e defende o governo do PT, que não tem responsabilidade alguma", disse. Neste momento, ele foi aplaudido, de forma irônica, pelo vereador Marcão. Foi o bastante para gerar um bate boca. "Não tenho medo, sou tão vereador quanto vossa excelência. Não vai me intimidar. Quero respeito", disse Fábio, visivelmente irritado. Por sua vez, Marcão rebatia: "Respeito? Quer respeito? Então se dê ao respeito".

Daqui a pouco, mais informações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS