Alerj votará projeto que proíbe porte de armas brancas no Estado do Rio
Alexandre Bastos 01/06/2015 15:39

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) votará amanhã (02) em regime de urgência o Projeto de Lei 435/2015 de autoria do Primeiro-Secretário da Casa, deputado Geraldo Pudim (PR) que proíbe o porte de armas brancas em todo território do estado do Rio de Janeiro.

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública só em 2014 foram registradas 225 mortes por crimes cometidos com armas brancas. Armas brancas também foram utilizadas em 391 tentativas de homicídio, 13 latrocínios, 115 tentativas de lesões corporais e 1.440 casos de lesões corporais.

De acordo com o texto do projeto “fica proibido o porte de facas, punhal, e similares com lâminas maiores de 10 centímetros em todo o território do Rio, salvo em circunstâncias que justifiquem o uso desses objetos”. De acordo com Primeiro-Secretário, se aprovado, portar armar será considerado infração com multa que pode variar entre 20 (vinte) a 200 (duzentas) UFERJ (R$2.400 a R$24.000) a critério da autoridade policial. “Espero que o projeto seja aprovado sem grandes dificuldades. O PL 435 além criar o ato de infração para porte de armas brancas também cria o amparo legal para que a autoridade policial possa conduzir o infrator à delegacia para uma apuração mais profunda, visto que o secretário de segurança pública vem justificando a não ação das forças de segurança por falta de amparo legal”, analisou o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS