O renascimento do Americano
Christiano 25/05/2015 17:56

Confira, abaixo, a reprodução, em texto e em PDF, da matéria publicada ontem na página de esportes do jornal Folha da Manhã, sobre a obra do novo complexo esportivo do Americano, que já está com o seu CT em fase final e com o início da construção do estádio:

Americano renasce junto à nova sede

A inédita queda do Americano para a Série B do Campeonato Estadual em 2012, coroando os inúmeros erros cometidos na gestão do então presidente César Gama, parecia o início do fim do clube dono dos títulos e desempenhos esportivos mais relevantes em Campos. Se nada é tão ruim que não possa piorar, em 2013, atolado em dívidas e com o tradicional estádio Godofredo Cruz com sérios problemas de infra estrutura, devido à absoluta falta de manutenção, o presidente César Gama, no apagar das luzes de sua gestão que não deixará saudades, vendeu o estádio para a iniciativa privada, em troca da construção de um novo complexo esportivo. Para muitos, era o fim do tradicional clube campista. Um torcedor gaiato, provavelmente do arquirrival Goytacaz, chegou a publicar um polêmico obituário do Americano nos Classificados da Folha da Manhã. Pouco tempo depois César Gama deixaria, após longo tempo, a presidência do Americano. É bem verdade que com a venda o Americano zerou suas dívidas, condição necessária para a assinatura da escritura de venda para a construtora. Em contrapartida, passou a ser um clube sem sede, sem campo de treinamento, sem receitas relevantes e sem time. O cenário nebuloso começou a mudar com a chegada da nova direção ao clube, com a ascensão de Luciano Vianna à presidência. Bom jogador de um dos muitos bons times já montados pelo Americano, Luciano se cercou de pessoas capazes e que vêm se doando ao clube, alguns por amor, outros por visualizarem perspectivas de ganhos futuros no futebol business. Surpreendentemente o árduo trabalho vem dando frutos já neste ano, com a belíssima campanha do Americano na Série B, sendo vice campeão do primeiro turno e com a liderança do segundo turno e geral na soma dos turnos, se credenciando a subir para a Série A já neste ano, objetivo que o arquirrival Goytacaz, dono da maior torcida de Campos, persegue há 23 anos e não consegue atingir. Ao se inteirar dos detalhes, a nova direção do clube descobriu que a transação da venda da área da sede do clube em troca de um novo complexo esportivo, muito criticada, poderia se transformar na tábua de salvação e no projeto de futuro do clube, colocando-o em outro patamar. Alguns pontos foram renegociados, em comum acordo com a Imbeg, empresa que comprou o terreno do clube em troca da construção da nova sede, e a obra segue a pleno vapor. Quem a visita tem a noção real da bela estrutura que o Americano ganhará, de primeiro mundo, de dar inveja a muito clube grande do Rio. Os detalhes da estrutura do novo complexo podem ser conhecidos abaixo. Bem administrado, o Americano, tradicional formador de jogadores para grandes clubes, poderá ser um celeiro de craques e iniciar um ciclo virtuoso capaz de recolocar o clube e o futebol de Campos no seu devido lugar, o de maior destaque no futebol do interior do estado do Rio.  

Clube deve treinar no seu CT ainda este ano

O caminho de chegada ao novo complexo esportivo do Americano não é animador. Para os conceitos da cidade, o estádio é longe da área central, situado nas margens da BR-101, em Guarus, considerado o “primo pobre” de Campos para quem só consegue olhar para o seu próprio umbigo. Muitos torcem o nariz e imaginam como a torcida do clube, tida como de elite, frequentará o estádio e o novo complexo esportivo. Estes não acompanham mais de perto o clube, que vem passando por um saudável processo de rejuvenescimento de sua torcida. A impressão se dissipa logo na chegada ao complexo esportivo e se deparar com a sua grandiosidade, que surpreende mesmo quem conhece as instalações atuais dos quatro grandes clubes do Rio. São três campos de treinamento, sendo dois já praticamente prontos, nos detalhes finais de tratamento da grama, implantada com a assessoria de Ernesto Henrique, engenheiro agrônomo responsável por vários gramados de estádios da Copa de 2014. Os campos contam com moderno sistema de drenagem em espinha de peixe. O Americano já treinará neste ano em seu CT. Como a foto mostra, as instalações do CT encontram-se em estágio final, com os prédios pintados nas cores do clube. Elas contam com estrutura completa para atender ao time principal e as divisões de base do Americano. São salas para treinadores, banheiros e vestiários para todas as categorias, cozinha ampla com instalações industriais, refeitório, departamento médico e espaço para fisioterapia esportiva contando com três banheiras de hidromassagem, já instaladas.  

Mudanças e estádio concluído até 2018

O amplo alojamento conta com 20 suítes, de bom tamanho e com instalação compatível com hotéis de médio padrão. As suítes já estão com as camas instaladas, feitas de marcenaria e em tamanho especial, e os banheiros estão equipados. Falta somente a instalação das TVs, aparelhos de ar condicionado, colchões e blindex. Todos estes equipamentos, desde os talheres, são de encargo da construtora Imbeg, conforme reza no contrato de compra e venda. Uma academia foi incluída pela gestão de Luciano Vianna no pacote e encontra-se em construção, possuindo piscina para crioterapia. A área do CT conta ainda com caixa de areia para treinos de força e um pequeno bosque, como compensação ecológica. Atrás do CT haverá dois lagos, que serão formados pelas águas pluviais, e a central de tratamento de água e esgoto. O complexo conta com amplo sistema de cisternas, não necessitando de abastecimento privado pela concessionária, desonerando-o de custos. Em comum acordo, o cronograma da obra foi invertido e o estádio será feito antes da sede social. Em junho começam as fundações do novo estádio e a previsão é que ele esteja pronto em 2018. Há um esforço conjunto para que o jogo inaugural ocorra ainda em 2017. O estádio contará com instalações administrativas e lá ficará a sala da presidência.

Americano renasce junto à sede

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS