Nota publicada equivocadamente em 24/05/2015 e removida ao ser detectado o erro. Entenda aqui.
A Globo divulgou uma pesquisa, contratada junto aos institutos Ibope e Datafolha, para medir a preferência clubística dos seus assinantes de pay-per-view. Os percentuais servirão de base para a distribuição de recursos de TV por assinatura para os clubes nos próximos 3 anos.
O Flamengo, dono da maior torcida do Brasil, continua como o rei do pay-per-view, com 13,84% da preferência, embora o seu percentual esteja descendente há quatro anos. O vice-líder é o Corinthians, com o São Paulo em seu encalço. O Palmeiras completa o G4.
A grande decepção é o Vasco, que despencou do 4º lugar em 2013 para o 8º agora, apesar de sua imensa torcida. Certamente colaborou para isto a campanha que levou o clube ao rebaixamento e a disputa da Série B em 2014. O Atlético/MG/, campeão da Libertadores em 2013, também teve queda relevante. Estranha foi a queda do Cruzeiro, tetracampeão brasileiro em 2014.
O Fluminense caiu do 8º lugar em 2013 para o 10º. Também deve ter contribuído para isto a péssima campanha de 2013, que levou o clube a cair em campo, sendo salvo pelo tapetão. Além disso, em 2012 o clube tinha se sagrado tetracampeão brasileiro, o que pode ter inflado os números em 2013.
Veja abaixo o percentual de cada clube em 2015. Entre parênteses a variação em pontos percentuais no último levantamento divulgado aqui, em 2013, seguido da posição no referido ano.