Perspectivas do Brasileiro
Christiano 09/05/2015 12:14

Começa hoje o Brasileirão, principal competição de clubes do país. É um campeonato longo, que exige dos clubes planejamento e elenco de qualidade, sendo impiedoso com os que não respeitam essas premissas, sejam eles grandes e com tradição ou não.

No cenário atual, os mais fortes elencos do país são dos clubes que estão na Libertadores: Cruzeiro, Atlético/MG/, Corinthians, Internacional e São Paulo. São, desde já, favoritos ao título. Seu favoritismo é inversamente proporcional ao desempenho na competição sul-americana. Quanto mais avançar na Libertadores, mais jogos com time reserva e pontos a serem perdidos no Brasileiro.

Os outros grandes pertencentes ao seleto grupo dos 12 maiores clubes do país estão em desvantagem e tem elencos mais fracos, como Grêmio e Santos. Exceção feita, talvez, ao Palmeiras, que se reforçou muito, mas ainda sem ter um time com padrão de jogo confiável.

No Rio, Vasco, Flamengo e Fluminense têm elencos medianos. Fla e Flu com um pouco mais de qualidade, que não foi suficiente para chegar à decisão do Campeonato Carioca, em que pese as manobras da Ferj para prejudica-los e beneficiar os seus aliados, até chegar à final que tanto desejava.

Com esses elencos, os clubes cariocas não têm muito com o que sonhar. Na teoria irão brigar por posições intermediárias da tabela. Com muito, muito ajuste no time, um esquema perfeito e muita figa pros brasileiros irem longe na Libertadores, um deles, com o peso da camisa, pode até sonhar com G4.

Improvável no meu ponto de vista. Com algum desajuste e um esquema que não funcione, irão brigar para não cair, luta da qual pelo menos um deles não deverá fugir. Na Série B, o Botafogo, que se recuperou surpreendentemente de forma rápida após a queda, em belo trabalho de Renê Simões, não deve ter dificuldades para subir e retornar ao seu devido lugar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS