Você é Tímido ou Introvertido?
Nino Bellieny 11/05/2015 18:03
Por Mileni Barros*
Frequentemente ouvimos pessoas ao nosso redor afirmarem que são tímidas, apesar de não acharmos que elas sejam, pois se expressam bem e são consideravelmente sociáveis. Outras vezes, vemos pessoas com comportamento retraído, mas elas não se consideram tímidas. E ficamos naquela, "eu acho que ele é tímido"; "ah, eu não acho, você não vê como ele conversa sem inibições?"; "ele conversa com todo mundo, mas é fechado". Ouvindo todos esses comentários, podemos pensar:  é tímido, é inibido, ou é introvertido? Para responder esses questionamentos, precisamos saber diferenciar os termos. Conhecer essa diferenciação é importante para você (professor, gestor, líder, atendente, médico, ) saber lidar melhor com alguns  tipos de pessoas cujos temperamentos se revelam no nosso dia a dia.Falaremos especificamente sobre dois deles, o tímido e o introvertido.
É possível notar que existe muita confusão entre os significados de timidez e introversão. Geralmente, as pessoas os usam como sinônimos, mas apesar da relação, não são a mesma coisa.
Segundo o dicionário, introversão é a ação, ou resultado, de voltar-se para si mesmo. Ou seja, é o ato de voltar as emoções inicialmente para si, para só depois reagir com efeito emocional para fora de si. O introvertido processa as informações primeiro, antes de emitir sua opinião, porque ele PRECISA  de um espaço próprio, gosta de se recolher e de pensar.
O psicólogo Carl Jung estudou as atitudes introvertidas e extrovertidas das pessoas. Segundo ele, a energia do introvertido é dirigida para seu interior. Uma pessoa introvertida, segundo Jung, é mais contemplativa, introspectiva e resistente a influências externas, sendo muitas vezes menos sociáveis em relação às extrovertidas.
Dizer que alguém é introvertido ou introspectivo, é dizer a mesma coisa.Pois segundo estudiosos essas expressões são sinônimas.
A pessoa introvertida se mobiliza mais pelo subjetivo do que pelo objetivo. Ela elabora primeiro uma opinião subjetiva a partir da percepção que ela tem dos estímulos que lhe são apresentados.
O introvertido se prende mais à impressão subjetiva que o mundo é capaz de produzir nele. Certa vez ouvi um exemplo que se encaixa muito bem nessa discrição. O introvertido tem a sensibilidade necessária para compor uma música, enquanto a pessoa extrovertida tem mais facilidade para dançar essa música.
A pessoa introvertida também observa as condições exteriores e objetivas como qualquer outro ser humano, ela apenas privilegia o componente subjetivo.
 
Geralmente, os introvertidos veem os extrovertidos como efusivos e extravagantes. Os introvertidos agem sob a influência de ideias, conceitos, valores éticos, culturais ou poéticos. Eles têm opiniões bem definidas sobre as coisas e costumam sentir alguma inadequação com relação à adaptação de novidades no ambiente que antes era comum. 
A relação introversão/timidez está no fato de que grande parte das pessoas introvertidas acumula também características de timidez. Para entender melhor, vejamos a introversão como forma de temperamento e a timidez como consequência comportamental da introversão.
Os UNICAMENTE introvertidos NÃO têm medo ou vergonha, da exposição ao público, ou das relações sociais, que são provenientes da timidez. Eles simplesmente não fazem questão de tal exposição ou interação, mas se for preciso falar em público, ou trabalhar em equipe, eles o fazem com tranquilidade. Se você se encaixa nos critérios da introversão, mas ainda sim, sente-se retraído ou vergonha da interação e exposição social, é por que você é TAMBÉM uma pessoa tímida. Para quem observa de fora, o tímido e o introvertido parecem iguais, mas não são.
 
Vamos agora entender o que é a timidez, cujo significado do dicionário, é inibição e acanhamento.
   
Na timidez a pessoa tem um desconforto quanto a exposição de si mesma e quanto a opinião  de outra pessoa a seu respeito, e por conta disso, acaba evitando o contato e a interação com pessoas e grupos diferentes aos que já está habituada. A timidez é uma inibição na presença de outras pessoas, e apresenta níveis que podem variar de acordo com a situação e a intensidade.
Algumas pessoas tímidas evitam, por exemplo, falar em público, pelo fato de detestarem ser alvo de atenções e por  ficarem constrangidas por verem um maior número de pessoas olhando para elas. O tímido não gosta de ser o centro das atenções. 
Não confunda timidez com fobia social (ou ansiedade social). Não estamos falando sobre esse tema, mas posso adiantar que são necessários critérios diagnósticos para colocar a timidez num nível de transtorno a ser tratado, o qual a psiquiatria nomeia como cito acima: Fobia (ou ansiedade) social, que é o medo patológico da exposição e interação sociais. É o medo intenso e paralisante da crítica do outro a seu respeito.
 
Existem alguns fatores hereditários que contribuem para o desenvolvimento da timidez, mas ainda assim, o meio social, o tipo de educação familiar e as experiências ao longo do desenvolvimento humano, contribuem significativamente para a formação de um temperamento tímido.
 
Geralmente, o extrovertido é muito valorizado socialmente, e isso faz com que o tímido sinta-se inadequado, pois o primeiro costuma ser muito mais comunicativo e expressivo, demonstra APARENTEMENTE mais autoconfiança e às vezes é engraçado. Quem não gosta de pessoas assim? Mas existem os contras em ser sempre extrovertido, assim como existem os prós em ser tímido. 
 
Os tímidos e introvertidos costumam ser mais cautelosos nas relações, por serem naturalmente ponderados, ou por serem inibidos mesmo. Eles também não falam desnecessariamente e não são inconvenientes. Costumam ser concentrados e são ótimos amigos e ouvintes.
 
Se a timidez incomoda, é possível amenizá-la. Procure estar inserido em pequenos grupos, fazer um curso básico de teatro, dança, ou uma psicoterapia para entender os mecanismos psicológicos que fazem de você uma pessoa tímida. Se isso te prende, ou impossibilita o progresso de alguma área da sua vida, e você acha que poderia ir além não fosse a timidez, faça algo para expandir suas habilidades. Mas lembre-se sempre: o primeiro passo é você se aceitar e apreciar sua essência humana.    [caption id="attachment_1950" align="alignnone" width="300"]Mileni Barros Mileni Barros[/caption] *Mileni Barros é psicóloga clínica, professional coach, escritora do Divã na Web e participa semanalmente do programa NB na Rádio Itaperuna AM 1410.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS