O Legislativo é omisso, mas o maior culpado é o Executivo
José Paes 07/05/2015 16:57

A atitude dos vereadores de situação, que primeiro anuíram com a não revisão dos salários dos servidores e, num segundo momento, descumpriram o combinado com os manifestantes, os chamando de vândalos, fechando as portas da Câmara Municipal e realizando uma verdadeira peça de teatro em praça pública, sejamos sinceros, já era mais do que esperada. Ao longo dos últimos anos, com exceção da bancada oposicionista, convivemos com uma Câmara omissa, passiva, submissa aos interesses do Executivo. Não seria agora, portanto, que presenciaríamos algo diferente.

A grande questão é a seguinte: Apesar da anuência do Legislativo, o maior responsável pelos danos causados aos servidores é o Executivo. É do Executivo a legitimidade para propor a revisão das remunerações, é do Executivo a competência para implementar o plano de cargos e salários. É sobretudo do Executivo a responsabilidade pelo caos administrativo que vivemos. É o Executivo - com a anuência do Legislativo, é claro - que mantém, mesmo com a crise financeira que vivemos, milhares de cargos comissionados, inchando a máquina pública. Foi o Executivo - mais uma vez com a anuência do Legislativo - quem tomou empréstimo dando como garantia a receita das participações especiais, comprometendo ainda mais o orçamento desse ano. É o Executivo que torra o nossa dinheiro com sambódromo, maquiagem na beira valão, dentre outros absurdos.

Enfim, é do Executivo que se deve cobrar uma mudança de postura, exigindo-se o cumprimento dos direitos dos servidores públicos municipais. Cobrar do Legislativo é legítimo e necessário, mas focar apenas nele, como nos últimos dias, é justamente o que quer o líder desse grupo político que aí está. Ainda que de forma inconsciente, todos nós - servidores, jornalistas, blogueiros, cidadãos comuns que acompanham a questão - falamos e criticamos muito mais os vereadores do que a Prefeita, verdadeira legitimada a garantir o aumento do funcionalismo. Enquanto se fazia a legítima manifestação em frente à Câmara, a Prefeita estava tranquila em seu gabinete, recebendo o Chefe do Ministério Público Estadual. Não se viu um membro do Governo dando explicações.

Resumo da história: Deve-se, é claro, cobrar dos vereadores uma atitude digna dos seus mandatos, mas com muito mais razão, deve-se cobrar uma resposta e um posicionamento da Prefeita desse município, que como tal, tem a obrigação de se manifestar e dialogar com os servidores.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    BLOGS - MAIS LIDAS