Caso Juliana: Prefeitura promete "atendimento integral" e entrega cama caindo aos pedaços
Alexandre Bastos 08/05/2015 18:18
[caption id="attachment_32984" align="aligncenter" width="344"] Mãe da paciente diz que cama chegou suja de sangue[/caption] [caption id="attachment_32985" align="aligncenter" width="324"] Uma das rodas soltou[/caption]

No dia 13 de abril o blog publicou o desabafo de uma mãe em busca de mais estrutura para a sua filha Juliana (aqui). “Me cansei de pedir, de implorar. Agora o que me resta é gritar. Tenho uma filha de 8 anos com paralisia cerebral e estamos sem o home care, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio, cadeira de banho e leite especial. Para completar, estive na secretaria de Saúde e o processo da minha filha sumiu", desabafou Flávia.

A notícia ganhou repercussão na Folha, na Câmara, em sites, blogs e emissoras de TV. Um dia depois, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Chicão Oliveira (PP), esteve na casa de Juliana e  determinou "atendimento integral" (aqui).

Mas será que a situação de Juliana melhorou ou piorou?

"Não mudou nada" - Em contato com o blog, a mãe da paciente fez um novo desabafo. "Não mudou nada. Além da cama hospitalar em péssimo estado, e suja de sangue, que nem, tive coragem de colocar no quarto, recebi doze caixas de leite, um pacote de fraldas e um remédio para convulsões. Ela toma seis caixas deste remédio em um mês, mas eles deram uma só. Tem cabimento?", desabafou a mãe, que vai levar fotos e documentos aos vereadores em busca de providências.

Atualização às 19h30 - Prefeitura garante que cama não tinha defeito e encaminha o caso  à Promotoria da Infância e Juventude. Confira a nota enviada pela assessoria da secretaria de Saúde:

A Secretaria de Saúde vai encaminhar o caso da paciente Juliana Faria, 9 anos, com diagnóstico de paralisia cerebral, à Promotoria da Infância e Juventude, para avaliar o caso. A medida se justifica devido à grande exposição à que a paciente, menor de idade, está sendo submetida. A Secretaria esclarece que um atendimento integral está sendo garantido à paciente, conforme determinou o secretário de saúde, Doutor Chicão. Uma nova consulta foi agendada no Hospital Sarah Kubitschek do Rio de Janeiro, para o início do mês de junho, incluindo transporte para deslocamento pelo Tratamento Fora Domicílio (TFD), com ciência da mãe. A Secretaria também agendou nova consulta no Centro de Reabilitação Regional do HGG, que aconteceu no dia 28 de abril, com médico especialista, ocasião em que foi feita nova especificação para aquisição da cadeira especial. Todo o transporte também foi garantido à paciente naquela ocasião.

Além disso, apesar de a Secretaria ter colocado à disposição da paciente o acompanhamento do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), nenhum responsável compareceu ao setor para abrir o prontuário e autorizar o início do serviço, como exigem os critérios do Ministério da Saúde. "A Secretaria garantiu, ainda, cama hospitalar sem defeito; abrimos processo administrativo para fornecimento de fórmulas nutricionais especiais; garantimos a entrega domiciliar de 24 latas de suplementos alimentares e fraldas; encaminhamos o caso para a Secretaria de Educação, pois a irmã mais nova da paciente não havia sido matriculada na rede municipal de educação, e conseguimos, assim, escola de tempo integral para a mesma; encaminhamos o caso para a Secretaria da Família e Assistência Social para inclusão em programas sociais; entre outras medidas. Portanto, reafirmamos que demos prioridade ao caso da pequena Juliana. Toda atenção está sendo dada a ela", disse a gerente de Serviços Sociais da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Ferreira.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, visitou a paciente dia 15 de abril e determinou prioridade no atendimento à mesma “Assim que tomei conhecimento desse caso, determinei que uma equipe multidisciplinar reavaliasse o quadro da paciente em caráter de urgência. Acompanharei pessoalmente e continuarei cobrando as providências, pois temos trabalhado incessantemente, dia e noite, para garantir a excelência e eficácia na saúde de Campos”, disse Doutor Chicão no momento da visita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS