O que fazer?
Alexandre Bastos 13/05/2015 12:27

Nos últimos dias, além da queda milionária da arrecadação, a Prefeitura de Campos ainda enfrentou: vistoria do MPF no Ferreira Machado, protesto dos camelôs, protesto das marisqueiras, protesto dos moradores de Santa Cruz, denúncias de vereadores aliados e Educação em estado de greve.

Sem dinheiro em caixa para resolver a maioria dos problemas e sem coragem de lançar um novo "pacote de maldades", o líder rosáceo vem tentando contornar as crises na base do "gogó". Porém, nem sempre funciona. No caso dos professores, se o governo ceder, abre espaço para reivindicações de outras categorias. Porém, se não negociar, vai enfrentar uma greve que pode prejudicar a cidade que amarga a antepenúltima colocação no ranking do Ideb.

O momento é delicado financeiramente e politicamente. E para não enfrentar o "rolo compressor" das ruas e aumentar ainda mais o desgaste do grupo, o líder vai ter que agir com cautela e visão estratégica.

O que vai funcionar? - Diante da crise rosácea, o velho estilo agressivo não cabe mais. Ser agressivo neste momento só aumentaria a rejeição. Além disso, a tática "novela mexicana", com os personagens atuando como vítimas, também não vai colar. Outra estratégia furada é a da "teoria da conspiração", que tenta vender a insatisfação como uma manobra de políticos que querem voltar ao poder. Como este blog lembrou em dezembro (aqui), é hora de escolher uma nova roupagem. Como ensina a Lei número 25 do livro maquiavélico “As 48 Leis do Poder”, um líder precisa se recriar. “Recrie-se, forjando uma nova identidade, uma que chame atenção e não canse a plateia. Seu poder se fortalecerá e sua personagem parecerá maior do que a realidade”, ensina o livro.

Se fosse uma luta de MMA, os rosáceos teriam neste momento que controlar a distância e lutar de forma estratégica, levando o combate para o chão, sem correr grandes riscos. Se tentar partir para a trocação de socos, a chance de ser nocauteado é bem grande.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS