Parceria pode reativar convênio com ministério para Estatística Pesqueira
Arnaldo Neto 13/05/2015 17:53
Com o intuito de formalizar parcerias em prol do setor pesqueiro e aquícola fluminense, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes, se reuniu na terça-feira (12), com o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, em Brasília. No encontro, foram apresentados ao ministro alguns projetos da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap), sinalizando duas importantes conquistas para o estado: a possibilidade de celebração de novo convênio para a realização da Estatística Pesqueira e a nacionalização da campanha “De Olho no Peixe”. Estatística Pesqueira - Resultado de convênio firmado com o próprio Ministério (entre agosto de 2010 e novembro de 2012), o Monitoramento da Pesca no Estado do Rio de Janeiro, mais conhecido como Estatística Pesqueira, é mantido desde então com recursos próprios da Fundação, passando de cinco municípios (Angra, Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e São João da Barra) para 16 assistidos. Foram incluídos: Búzios, Paraty, Rio de Janeiro, Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Macaé, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana. Para Augusto Pereira, esta é sem dúvida uma grande vitória para a instituição. — Com o fim do primeiro convênio, passamos a trabalhar apenas com estagiários. Essa nova parceria vai permitir contratarmos funcionários com carga horária maior, intensificando o esforço de coleta de dados — explica Augusto. O objetivo da Estatística Pesqueira é estimar a produção desembarcada no estado e suas oscilações sazonais, além de caracterizar a frota quanto aos tipos de petrechos e embarcações utilizadas. O ministro Helder Barbalho classificou a geração de estatística como fundamental e prioritária, pois não só dará notoriedade à pasta, ratificando sua importância, como vai nortear a elaboração de políticas públicas em benefício do setor. De Olho no Peixe - A campanha de conscientização “De Olho no Peixe”, que foi levada a nove municípios no período da Semana Santa para reforçar o consumo do pescado, caiu nas graças do ministro e vai virar pauta nacional em vésperas de grandes feriados. Fonte: Ascom/Fiperj

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