De 1925 a 2015... Somos filhos de sonhadores...
bethlandim 26/05/2015 10:47

B1Eu quando entrei no "Auxiliadora"

Cheguei a esta casa pelas mãos de minha mãe e de meu pai... E de mãos dadas com eles dei meus primeiros passos nos enormes e acolhedores corredores desta Casa Salesiana. E por onde passei, passaram e passam milhares de jovens, crianças, adultos, homens e mulheres, doutores, professores, médicos, engenheiros, profissionais brilhantes, mas acima de tudo e principalmente, comprometidos com a humanidade e a espiritualidade do mundo. Sim, sempre chegávamos ao portão sendo acolhidos por uma irmã, até os dias de hoje...

B2

Como não lembrar da nossa saudosa gruta, que em todos os recreios era nossa cúmplice nos “segredos” escutados e divididos, na capela que era nosso refúgio para agradecer e pedir, no Ginásio de Esportes – capítulo a parte em minha vida – tive a oportunidade de inaugurá-lo como atleta de vôlei da escola e ganharmos do time adversário, numa partida disputadíssima! A inauguração do Parque Aquático quando a maioria das escolas em Campos não tinham nem piscina! Do nosso Teatro... quantas peças encenadas, me lembro de cada uma delas...

B3Participando da festa junina ...

Passei 48 anos, sendo 35 de trabalho, dos 90 que o Auxiliadora comemora, presenciando sua construção, seu crescimento, sua dedicação aos jovens, ao trabalho, a educação, a abertura do mercado de trabalho em nossa cidade, as lutas e vitórias das irmãs que aqui chegaram em 1925, e das que aqui estão hoje, frutificando este legado. Falar do Auxiliadora é falar da minha vida, sua historia se mistura a minha, ao nascimento das minhas filhas, ao meu crescimento profissional, mas vai anos luz além disso, pois falar do Auxiliadora é refletir esta mesma vivência na vida de milhares de pessoas, que depois de lá terem estudado, “vivido” sua juventude, continuam na família salesiana passando de pai para filho e assim sucessivamente! São 90 anos de pura emoção!!!

B4

Da nossa banda marcial, toquei corneta e depois tarol.

A banda era a sensação e orgulho dos alunos nos desfiles de 7 de setembro! 

B5 B6

Nossas acolhidas pelas irmãs, sempre no início das aulas. A dedicação de cada irmã, de cada professor, de cada funcionário a esta casa, nos são exemplos de família, caráter e fé! Me lembro dos festivais de música e poesia... das nossas Olimpíadas e dos nossos Jogos! Como jogávamos!!! Respirávamos e respiramos o esporte! Me lembro tão bem quanto entrou a primeira turma masculina no colégio. Julião, meu marido, foi um dos primeiros alunos desta turma, quando nos conhecemos nestes corredores. Ah!!! Quantas lembranças... Lembranças da nossa curiosidade em conhecer a clausura... dos nossos retiros tão animados... do hábito das irmãs sempre impecáveis e nada práticos para quem trabalha o dia todo!

Das Novenas e das Festas de Maria que até hoje tocam os nossos corações de forma indescritível! Das missas dominicais que fazem parte da minha rotina de domingo com toda a minha família... Das formaturas dos terceiros anos... quanta choradeira... Impossível não nos lembrar e trazer as nossas mentes as doces memórias guardadas das nossas viagens e excursões... Quantos momentos de alegria partilhada, amigos, risadas, diversões, laços que se criaram que a vida sempre nos trará de volta em seus abraços... rostos que para sempre iremos encontrar e reencontrar... onde quer que estejam no universo... e nos trarão de forma instantânea flashes salesianos de amor e de ternura, de amizades para todo o sempre...

E hoje, transcorridos 90 anos, o Auxiliadora se rejuvenesce cada vez mais! Se torna robusto e sólido no seu conhecimento e competência, alarga suas fronteiras através do ISECENSA, com seus 10 cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa. Com o Censatec com os seus 3 cursos técnicos, com a Clínica Escola Maria Auxiliadora de Fisioterapia, com a Clínica Anita Balestieri de Psicologia, com a Clínica Luzia Alves de Carvalho de Psicopedagogia, com o Censanet – provedor de internet, os Projetos Sociais Estrela do Amanhã e Universidade Bairro Tamarindo, que simbolizam a concretude dos nossos valores.

B7

  Hoje olhamos para trás e vemos as pegadas do passado que nos solidificou. Sentimos os frutos de todos que trabalharam e trabalham junto as Irmãs Salesianas, nesta casa de Nossa Senhora Auxiliadora. Aqui reunimos conhecimento, tecnologia, arte, cultura, espiritualidade, esporte, fé e sobretudo humanidade. Esta mística, este sentimento que nos toma a todos... seus ex-alunos, funcionários, professores, pais de alunos... reflete tudo que vivemos nesse lugar de comunhão: Auxiliadora. Parabéns pelos 90 anos de história, de lutas bem vividas, de desafios vencidos, de avanços educacionais, pois nesta casa, sentimos a presença d’Ela... Ela que tudo fez, Auxiliadora... Nossa Mãe... Nossa Rainha...

Filhos do próprio tempo, João Bosco, Mazzarello, as irmãs que aqui chegaram em 1925, as que por aqui passaram e as que aqui estão, souberam ler com inteligência e coração a realidade histórica. Nós educadores salesianos, comprometidos com esta casa e com a educação integral dos nossos alunos, concretizamos em nosso cotidiano, o legado de Valdocco e de Mornese, numa caminhada lado a lado com as irmãs salesianas. Por isso nossa responsabilidade se torna ainda maior, pois levar a frente este legado é a única forma de agradecer. Agradecer a todas as irmãs que por aqui passaram e deixaram suas marcas na dedicação aos jovens de nossa cidade, que nos permitiram sonhar os seus sonhos. Agradecer a essas mulheres que aqui estão e que perfumam as nossas vidas, Irmã Suraya, Irmã Luzia, Irmã Aparecida, Irmã Carmelita, Irmã Giulliana e Irmã Emília,  por terem multiplicado este legado e dedicado a sua vida aos jovens, a esta casa, a este chão que nos é sagrado.

O sonho e concretude de Dom Bosco, que comemora junto com o nosso Auxiliadora o seu bicentenário, neste ano de 2015... Ambos marcados pelo mesmo relógio do sol que fez a primeira saudação a Dom Bosco quando adentrou no Seminário, lá pelos idos de 1834, onde se lia na parede do relógio... “Para os tristes lentas, velozes para os alegres (passam) as horas.”... É o mesmo relógio que faz o compasso do tempo que marca as nossas horas... de 1925 até os nossos dias... efetivamente são essas mesmas horas que passamos nesta Casa de Maria Auxiliadora!

B S

Um reconhecimento especial a Irmã Suraya Chaloub, minha mestra, que guia os meus passos e os passos de todos nesta casa com maestria, nesses mais de 30 anos a frente desta Instituição. Mulher visionária que mantém vivo em todos nós o espírito de Mornese, nos convidando a cada dia a continuar a escrever essa história.

Os 90 anos do Auxiliadora não nos pesam! Ao contrario, trazem o frescor da juventude, da descoberta, de estarmos com os tempos... e a certeza de que estaremos sempre juntos a vocês, irmãs salesianas, neste compromisso de levarmos a frente este legado.

Com afeto,

Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS