Escreverei um pouco sobre a Matriz BCG (Boston Consulting Group) que recebe este nome devido ao seu idealizador e fundador da famosa consultoria, Bruce Henderson.
A Matriz BCG é indicada para ser utilizada em organizações empresarias de todos os portes, seja do microempresário (com certos ajustes) até as multinacionais, e permite que melhore a oferta de produto e serviços, otimizando-as, além de proporcionar uma análise periódica e correta.
Os produtos (ou serviços) são classificados da seguinte maneira:
"Vacas-leiteiras": geradores de altos lucros, sem muito investimento (marketing, planejamento, vendas...)
"Estrela": geram lucro, com margem alta, mas exigem investimentos.
"Ponto de interrogação": ainda não geram altos lucros, mas tem potencial (geralmente são produtos novos). Exigem altos investimentos, principalmente em marketing e vendas.
"Abacaxi": Não vendem bem, não tem boa margem. O famoso "mico"
Segue o gráfico abaixo para exemplificar melhor:
Uma boa análise da Matriz BCG ajuda a reunir dados e classificar seus produtos, permitindo definir se um produto é "estrela" ou "abacaxi", por exemplo, ajudando aos responsáveis das empresas a definir uma abordagem que melhore seus resultados, eliminando produtos ou até mesmo, renovando-os.