Quem são os prefeitáveis?
Alexandre Bastos 06/04/2015 23:34

O blog do jornalista Nino Bellieny iniciou em fevereiro (aqui) uma série com os prefeitáveis de várias cidades da região. Mesclando as informações de Nino com apurações de jornalistas como Mário Sérgio Junior, Arnaldo Neto e Michelle Gomes, a Folha publicou no último domingo uma matéria (aqui) com os nomes cogitados em diversas cidades. Confira a lista com os prefeitáveis de Campos, SJB, SFI, Macaé, Itaperuna e Italva. Na próxima etapa o blog volta com os nomes cogitados em Quissamã, Cardoso, Cambuci e São Fidélis.

Campos - Em Campos, pelo lado governista, os mais cotados seriam: o vereador Mauro Silva (PT do B), o vice-prefeito Dr. Chicão, o deputado estadual Geraldo Pudim (PR), deputado federal Paulo Feijó (PR), os vereadores Edson Batista (PTB) e Gil Vianna (PR), e os secretários Suledil Bernardino (PR), Fábio Ribeiro (PR) e Geraldo Venâncio (PR). O vereador Alexandre Tadeu (PRB), que neste momento está entre governo e oposição, também estaria disposto a entrar na briga. Já no grupo oposicionista os possíveis prefeitáveis são: o ex-prefeito Arnaldo Vianna (PDT), os vereadores Rafael Diniz (PPS), Marcão (PT) e Nildo Cardoso (PMDB), os deputados João Peixoto (PSDC) e Papinha (PP), o ex-deputado Roberto Henriques (PSD), o médico Makhoul Moussallem, a professora Odete Rocha (PCdoB), o médico sanitarista Erik Schunk (PSOL), o ex-deputado Paulo César Martins (PDT) e Fabrício Lírio (PRP).

São João da Barra - Em SJB, a disputa tem dois pré-candidatos já declarados: o prefeito Neco e sua antecessora, Carla Machado. Aliados na campanha de 2012, Neco e Carla já fazem um embate nas redes sociais. Além do duelo entre os ex-aliados, o PR caminha para lançar candidato próprio e o PCdoB, também sinalizou no mesmo sentido. O PR cogitou lançar o deputado estadual Bruno Dauaire. Ainda existem outras duas opções para os republicanos: Betinho Dauaire, ex-prefeito do município, e o do vereador Franquis Areas. Já o PC do B ainda articula um nome. O PSDB, que em 2012 disputou a Prefeitura com o empresário Murilo da Karol, também se movimenta. Ao lado do ex-presidente da Câmara de SJB, Gersinho Crispim, Murilo esteve no Rio articulando com o presidente estadual do PSDB, deputado Luiz Paulo Correa da Rocha.

São Francisco de Itabapoana - Em SFI, o prefeito Pedrinho Cherene (PSC), eleito em 2012, deve buscar a reeleição e já se movimenta em busca de aliados. Se ma última eleição o seu principal adversário foi Frederico Barbosa Lemos (PR), tudo indica que em 2016 ele pode ter um novo adversário de peso. Trata-se do deputado estadual João Peixoto (PSDC), que teria o apoio do governador Pezão e de outras forças de SFI e da região. O ex-prefeito Barbosa Lemos, amigo pessoal de João Peixoto, ainda não se posicionou sobre a disputa em SFI.

Macaé - Em Macaé, além do atual prefeito Dr. Aluízio (PV) e do vice Danilo Funke (PT), que rompeu com o governo, os nomes dos vereadores Igor Sardinha (PT) e Maxwell Vaz (SD), do deputado estadual Christino Áureo (PSD) e do empresário da área offshore André Longobardi (PR) também aparecem entre os cotados. Este último estreante em uma disputa eleitoral. A expectativa é que algumas alianças e mudanças de partidos tragam novidades até o pleito. Há quem acredite que Dr. Aluizio se filie ao PMDB e com isso traga o apoio do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e, consequentemente, do deputado Christino Áureo. Suposição até agora não confirmada.

Itaperuna - Os cogitados são: Jéferson Leite (PRB); Adilson Ribeiro (PR); Nelma Lemos (PDT); Dr. Marcus Vinícius (PT); Luiz Leite Araújo (PSDB); Alexandre da Auto-Escola (PP); Alfredão (PP); Marcelo Poeys (PR); Zé Egydio Tinoco (PDT); Zé Carlos Melo (PTB); Jair Bittencourt (PR); Péricles Olivier de Paula (PP); entre outros.

Italva - Já em Italva, os possíveis nomes são: o atual prefeito Leonardo Guimarães (DEM); o atual vice Glycério (PSDB); o presidente da Câmara Wilson Nogueira (SD); Lúcio do Banco (PV); Marcos Protético (PT), entre outros. O assunto chegou a ser abordado no blog do Nino Bellieny, hospedado na Folha Online.
Atualização às 16h - Inclusão do deputado estadual Papinha (PP).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS