Ratos contra a corrupção
Arnaldo Neto 10/04/2015 11:00
Ponto-final1O depoimento do tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, à CPI da Petrobras, mesmo que tenha durado quase oito horas e com respostas evasivas sempre que questionado por parlamentares da oposição sobre recursos que o partido recebeu de empresas investigadas na Operação Lava Jato, não sairá da memória dos brasileiros após o petista ser recebido por ratos na sala da comissão. Quanto às doações, Vaccari reafirmou que não há irregularidades.
 
Ratos contra corrupção (II)
O PT já usou ratos em alusão aos corruptos em 2002, durante propaganda partidária contra o governo de Fernando Henrique Cardoso. A peça foi veiculada na TV meses antes de a campanha eleitoral que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto. A propaganda mostrava um grupo de ratos roendo a bandeira brasileira e finalizava dizendo: “Ou a gente acaba com eles, ou eles acabam com o Brasil. Xô, corrupção. Uma campanha do PT e do povo brasileiro”.
 
Depoimento
O tesoureiro do PT, embora tenha anunciado no início da semana que responderia a todos os questionamentos, não tinha a “obrigação” de dizer a verdade à CPI da Petrobras. Ele chegou para depor na condição de acusado, por decisão do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, ele poderia ter ficado calado e não poderia ser obrigado a confessar nenhum crime. Não se calou, mas foi evasivo e repetitivo em todo depoimento.
 
Refém?
No Rio de Janeiro, a presidente Dilma saiu em defesa ao seu vice-presidente Michel Temer (PMDB), a quem entregou a articulação política entre o Planalto e o Congresso. Para a oposição, foi uma renúncia branca. Dilma não se posiciona como refém e diz que foi uma decisão acertada, pois Temer acumula a “autoridade de vice” e “imensa capacidade para diálogo”. O problema é que com tantas qualidades, alguns apostam que o vice pode querer chegar à titularidade sem passar pela votação popular.
 
A pátria
A presidente Dilma Rousseff disse ainda que a Petrobras é a “pátria de macacão e mão sujas de óleo”. Falou também que a estatal já limpou o que tinha que limpar, o que permite, a quem queira, fazer um duplo sentido desta última frase. Os pronunciamentos de Dilma sobre esse assuntos são desastrosos. Deveria aproveitar para ficar em silêncio, exceto se tiver alguma coisa com conteúdo para declarar.
 
No domingo
Por esse e vários outros motivos, existe a expectativa de que no próximo domingo a manifestação contra o governo seja maior do que a primeira, realizada em março. Não se sabe qual crise é maior neste país: se a política ou a econômica. Ambas estão de mãos dadas. O governo atravessa uma situação para lá de difícil e ainda quer impor um discurso inspirado em Nelson Rodrigues.
 
Siga
Se o governo municipal desistir de fazer o prédio do camelódromo ao lado do Mercado Municipal e retirar do outro lado aquela Feira Livre, estará fazendo algo parecido com o que fez no Rio de Janeiro, na Zona Portuário, o prefeito daquela cidade Eduardo Paes, quando mandou derrubar a perimetral. O centro do Rio está bem mais bonito e arejado.
 
Cooperativa
A cooperativa de crédito que os funcionários da então Escola Técnica Federal de Campos criaram há 17 anos, hoje se tornou uma instituição financeira forte, sendo na verdade um banco. Trata-se da Sicoob Crédito Rio Norte, que está ampliando suas atividades em Campos tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. Opera em todas as áreas e não somente na educação.
 
Segurança
As atividades de exportação de minério no Porto do Açu são monitoradas hoje por 212 câmeras, um critério de segurança que cerca tudo por todos os lados. Isso além da segurança humana. É bom lembrar que hoje no Porto do Açu já estão instaladas a Receita Federal e a Polícia Federal por se tratar de uma área alfandegada. Até o momento 14 navios já zarparam do Açu levando minério para a Ásia.
 
Publicado nesta sexta-feira (10) na Folha da Manhã.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS