Obrigatório
Marcos Almeida 13/03/2015 06:09

B_91cZ4WMAAT-9b

O presidente chinês Xi Jinping continua fortemente determinado em transformar a China numa potência do futebol internacional e a sua mais recente decisão para o conseguir foi a de exigir que todas as crianças do país joguem aquele desporto na escola.

Plano aprovado pelo Comitê de Reformas e apresentado nesta semana na sessão anual do Congresso Nacional do Povo, evento mais relevante do calendário político chinês torna obrigatória a prática do futebol nas escolas e prevê a construção de milhares de campos de futebol pelo país. A meta é que até 2017 a China tenha 100 mil crianças jogando.

Apesar de ter se tornado potência do esporte e ficado em 2º lugar na tabela de medalhas da última Olimpíada, a China no futebol é sinônimo de vexame e frustração para seus torcedores.

A seleção só se classificou uma vez para a Copa do Mundo, em 2002, quando foi eliminada na primeira fase com três derrotas.

Atualmente está em 82º lugar no ranking da Fifa, depois de subir 14 posições graças a um desempenho surpreendente na recente Copa da Ásia, na qual venceu os três jogos da primeira fase antes de ser eliminado pela anfitriã Austrália, campeã do torneio.

Fontes: Folha de São Paulo e http://www.publico.pt

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS