Fórmula Kids
Marcos Almeida 11/03/2015 06:38

Matéria bem legal que saiu no Jornal Online Terceira Via e que fala sobre o projeto pioneiro em Campos - Fórmula Kids - que envolve muita Motricidade Humana e é um grande sucesso na Fórmula Academia.

Matéria na íntegra aqui.

Bons treinos!

FullSizeRender-4Circuito de treino, cama elástica, aulas de zumba, jump e ioga. Com músicas agitadas ao fundo, os instrutores pedem para que as crianças pulem e batam palmas. Do lado de fora, pais e mães observam e incentivam os filhos. Esse é cenário da Fórmula, uma academia que desenvolve um projeto direcionado ao público infantil. Além de espelhos na parede, estão ilustrações e balões a gás. Em vez de pesos e pessoas musculosas, bambolês coloridos e crianças entre cinco e doze anos.

É lá que o empresário Orlando Nacimento leva o filho Bruno, de nove anos. Desde que foi matriculado, há dois meses, Bruno, diz seu pai, adquiriu mais equilíbrio, autoestima e ficou mais seguro. "Antes, ele não se socializava, só queria saber de vídeo game, tablet e celular. Hoje, participa mais feliz das aulas de Educação Física", conta. Orlando ainda ressaltou que o projeto garante um ambiente controlado e seguro, além da supervisão e orientação de profissionais capacitados.

FullSizeRender-2De acordo com o instrutor, Leopoldo Soares, a princípio a ideia de uma academia infantil pode parecer absurda. Mas o objetivo não é criar pequenos musculosos, e sim despertar nas crianças desde cedo o gosto pela atividade física e ajudá-las a desenvolver habilidades sociais. "A atividade é benéfica por vários motivos. A criança tem ganhos cardiovasculares, metabólicos, estruturais, além do controle de peso, e o desenvolvimento de habilidades e coordenação geral. Melhora a socialização, autoestima e percepção de bem-estar geral. Em relação a outras crianças, percebo o quanto participar de atividades assim ajudam na evolução delas", disse Leopoldo, que também é professor de Educação Física em unidades de ensino.

A academia Fórmula é a maior no setor de fitness do mercado brasileiro. A unidade de Campos é a primeira da rede a implantar o projeto voltado para crianças. Entre os pais que mais procuram a academia estão aqueles que têm filho único. Normalmente, diz o idealizador do projeto, Marcos Almeida, essas crianças também aprendem na academia que precisam dividir brinquedos, espaço e atenção com outras crianças, oportunidade que obviamente não teriam em casa.

FullSizeRender-5Para o pediatra José Gomes Manhães, a atividade física tem que ser sempre incentivada. “Atualmente, faltam estudos científicos para comprovar os benefícios diretos da atividade física na vida das crianças - da mesma forma que não há embasamento para dizer que os exercícios poderiam ter um impacto negativo. Ainda assim, é amplamente aceito pelas autoridades de saúde que atividade física pode prevenir a obesidade infantil”, afirma o médico.

FullSizeRender-1A epidemia da obesidade infantil é uma realidade no mundo todo. Uma pesquisa do IBGE divulgada no ano passado mostrou que, em dez anos, a quantidade de meninos com sobrepeso entre 5 e 9 anos dobrou (de 15% para 32%). No caso da obesidade, o número ficou quatro vezes maior (4,1% a 16,6%). No mesmo período, o total de meninas com sobrepeso subiu de 11% para 34,8% e a obesidade de 2,4% para 11,8%.

FullSizeRender-3De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, apenas 46,1% das crianças do 9º ano do ensino fundamental de São Paulo são consideradas ativas. O estudo considerou ativa a criança que acumulou 300 ou mais minutos de atividades físicas no período de sete dias.

Patricia Barreto

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS