Leitura de domingo: Melhor desempenho na corrida
Marcos Almeida 15/03/2015 07:58

FullSizeRenderEste é mais um estudo (realizado durante 8 semanas) que explicita os benefícios da corrida associada a musculação para quem busca performance, que é o objetivo final de todos.

Discorre sobre efeitos do treinamento de resistência de 10 km com treinos de musculação realizados duas vezes por semana para corredores de alto rendimento (menos de 40min em 10 km).

Ele relata dois pontos bem interessantes: o primeiro é o retardo da fadiga, onde se consegue "esticar um pouco mais a corda" em busca de melhores resultados.

O segundo diz respeito a melhorar o split negativo (2ª parte da prova mais rápida que a primeira), visto este indicador ser muito utilizado pela grande maioria dos corredores orientados.

Interessante ainda acrescentar que as vantagens não se resumem apenas a esta questão, sem alongar muito, coloco a proteção muscular e articular dentre outros grandes benefícios.

Resultados

Foi maior o desempenho do grupo de treinamento de força durante a corrida de 10 km;

Estes achados sugerem que o programa de treinamento de força oferecem um potente estímulo para retardar a fadiga durante a corrida, em especial na sua última parte;

Parece que saem na frente os que incluem o treinamento de força na sua rotina semanal.

Referência Damasceno et al. Eur J Appl Physiol 2015

Fonte: aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.

    BLOGS - MAIS LIDAS